Card - Doutorandos do PPGENF são aprovados em bolsas no exterior

Estudantes do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem são aprovados para realizar doutorado sanduíche no exterior

Atualizada em 17/03/23 10:36.

PPGENF/UFG recebe enfermeiras de outros países para fazer o curso de Mestrado

Texto: Eduardo Almeida

Foto 01 - Doutorandos do PPGENF são aprovados em bolsas no exterior

Foto 01 - Da esquerda para a direita: prof.ª Valéria Pagotto (vice-coordenadora do PPGENF), prof. e doutorando George Oliveira, prof.ª Natália Aredes, prof. Rafael Guimarães, prof.ª Flaviana Vieira, doutoranda Flávia Silva, doutoranda Jéssica Cecílio, mestranda Teresa Vilanculo e prof.ª Ana Elisa Bauer (coordenadora do PPGENF)

Aprovado no edital do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche (PSDE), o doutorando George Oliveira Silva, sob orientação da prof.ª Natália Aredes; e as doutorandas Jéssica Oliveira Cecílio, sob orientação da prof.ª Flaviana Vieira; Júlia Carneiro Godoy de Souza, sob orientação da prof.ª Thaíla Castral; e, Winny Éveny Alves Moura, sob orientação da prof.ª Karlla Caetano, devem continuar suas pesquisas fora do país. Em setembro de 2022, a professora Flaviana Vieira teve seu projeto de pesquisa aprovado no CNPq, sendo contemplada com uma Bolsa de Pós-Doutorado no Exterior (PDE), e contemplando sua doutoranda, Flávia Silva e Oliveira, com uma Bolsa de Doutorado Sanduíche (SWE), no Programa Especial de Cooperação internacional (PEOI) da ONPq. As duas seguirão juntas para a viagem de estudos nos Estado Unidos, ainda em 2023.

Com a mobilidade estudantil, por meio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e em parceira com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) recebe a enfermeira Eliana Catalina Lopez Sambula, vinda de Honduras e orientada pela prof.ª Lilian Varanda; a enfermeira Charles Schnaidine, vinda do Haiti e orientada pelo prof. Rafael Guimarães; e, a enfermeira Teresa Mutemba Vilanculo, vinda de Moçambique e orientada pela prof.ª Sheila Teles. O Programa de Aliança para Educação e Capacitação (PAEC/OEA) é o maior programa de bolsas desenvolvido pela organização e representa uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e Caribe. O PPGENF disponibilizou Bolsas de Estudos Capes para os estudantes contemplados no edital. 

Foto 08 - Doutorandos do PPGENF aprovados com bolsa no exterior Foto 09 - Doutorandos do PPGENF aprovados com bolsa no exterior Foto 10 - Doutorandos do PPGENF aprovados com bolsa no exterior

Fotos 02, 03 e 04 - Da esquerda para a direita: prof.ª Lilian Varanda, mestranda Eliana Catalina, mestranda Charles Schnaidine, prof. Rafael Guimarães, mestranda Teresa Vilanculo e prof.ª Sheila Teles

A aprovação dos estudantes e pesquisadores em editais para a continuação de seus estudos no exterior, junto à recepção de profissionais de saúde de outros países, por meio da mobilidade de estrangeiros, marcam o intenso movimento de Internacionalização promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, que completa 20 anos de atividade neste mês de março e contará com Aula Magna em comemoração. 

Conhecendo as pesquisas comtempladas

Foto 02 - Doutorandos do PPGENF aprovados com bolsa no exterior

Foto 05 - Da esquerda para a direita: prof.ª Natália Aredes e doutorando George Oliveira

Visando avaliar a eficácia da simulação na aprendizagem do processo de enfermagem e sua tradução para a prática clínica, o projeto de pesquisa do doutorando George Oliveira será realizado em parceria com a prof.ª Dra. Suzane Campbell, da School of Nursing da University of British Columbia, Vancouver, Canadá, e membro da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL). O plano de trabalho incluirá uma revisão da literatura existente sobre o uso da simulação em enfermagem para ensinar o processo de enfermagem, bem como coleta e análise de dados com estudantes no processo de ensino-aprendizagem com simulação e, posteriormente, foram observados na prática clínica, a fim de avaliar a eficácia em termos de tradução de resultados de aprendizagem. Realizada no Brasil, a coleta de dados foi a etapa inicial da pesquisa. Já no Canadá, o doutorando fará a análise quantitativa e qualitativa dos dados, com o auxílio da prof.ª Campbell. Além disso, os resultados do estudo poderão ser traduzidos em recomendações práticas para melhorar o uso da simulação na enfermagem. 

Foto 03 - Doutorandos do PPGENF aprovados com bolsa no exterior

Foto 06 - Da esquerda para a direita: prof.ª Flaviana Vieira, doutoranda Flavia Silva e doutoranda Jéssica Cecílio

Com o objetivo de investigar a variação na composição do leite humano, sobretudo no que diz respeito às concentrações de imunoglobulina A na sua forma secretora, a proposta de pesquisa da doutoranda Jessica Cecílio é de grande importância ao estudar o principal anticorpo secretado do leite humano e, principalmente, por esse anticorpo ter funções bioativas que colaboram para o imunodesenvolvimento do recém-nascido. Através de escalas validadas, serão avaliados se fatores maternos como estresse, ansiedade, depressão e privação de sono interagem com as concentrações desse anticorpo no leite humano. Visto que a maioria dos estudos nesse campo é produzida na Europa, Ásia e por norte-americanos, a parceria e colaboração com a Universidade de Wisconsin - Eau Claire, nos EUA, trará aspectos inovadores com a comparação dos resultados em amostras de leite de mulheres brasileiras.

No mesmo campo, e sob a mesma orientação, a doutoranda Flavia Silva investiga a relação entre a melatonina no leite materno, transtornos de humor e qualidade no sono materno. A tese está em fase de análise dos dados e discussão dos resultados. Com a realização do doutorado sanduíche na Universidade de Wisconsin, a pesquisadora pretende analisar a estatística inferencial dos dados coletados no Brasil. Além disso, está em fase de elaboração, uma proposta de pesquisa sobre a concentração de melatonina considerando aspectos clínicos maternos e sazonalidade local, a fim de obter financiamento internacional e pretendendo comparar os resultados obtidos com os coletados no Brasil, isso após a execução do projeto de pesquisa do doutorado sanduíche. 

Confira aqui a matéria produzida pela Comissão de Comunicação sobre a aprovação da doutoranda Flávia Silva e Oliveira e da docente Flaviana Vieira

Os resultados destas pesquisas podem colaborar para ações de promoção do aleitamento materno, impactando diretamente na saúde pública e nos programas de saúde materno-infantil. 

Foto 04 - Doutorandos do PPGENF aprovados com bolsa no exterior

Foto 07 - Da esquerda para a direita: prof.ª Thaíla Castral e doutoranda Julia de Souza

Buscando a validação psicométrica de uma escala para avaliar a autoeficácia da amamentação das mães de bebês prematuros e doentes, a pesquisa em desenvolvimento da doutoranda Júlia de Sousa se dá por meio da Breastfeeding Self-Efficacy Scale. Esta é uma das escalas mais utilizadas no mundo e foi desenvolvida pela enfermeira prof.ª Dra. Cindy-Lee Denis, que receberá a acadêmica no doutorado sanduíche na Universidade Toronto, no Canadá. A disponibilização da escala BSE-SF modificada possibilitará a realização de diversas pesquisas com o Canadá e outros países, bem como o desenvolvimento de intervenções para aumentar a autoeficácia das mães para a amamentação de bebês prematuros e doentes. A pesquisadora aprimorará seu doutorado em uma das universidades de maior prestígio no mundo, ocupando o 18º no Times Higher Education World University Rankings 2023. 

Foto 05 - Doutorandos do PPGENF aprovados com bolsa no exterior

Foto 08 - Da esquerda para a direita: prof.ª Karlla Caetano e doutoranda Winny Moura

Investigando as diferentes coberturas vacinais entre grupos sociais e identificando as barreiras e os facilitadores da implementação do programa de vacinação em crianças menores de cinco anos de idade residentes em Goiás, a pesquisa da doutoranda Winny Moura terá suas atividades do estágio sanduíche desenvolvidas no Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da University of Washington, localizada na cidade de Seattle, nos EUA, sob a supervisão do prof. Dr. Jonathan F. Mosser. A proposta é que a pesquisadora investigue padrões diferenciais de cobertura vacinal por geografia e grupo social, bem como interrupções regionais na cobertura vacinal infantil durante a pandemia da Covid-19, por meio de análises estatísticas complexas com o grupo de pesquisa no IHME, além de colaborar com as pesquisas de estimativas modeladas de cobertura vacinal em desenvolvimento no Brasil. 

Foto 11 - Doutorandos do PPGENF aprovados com bolsa no exterior

Foto 09 - Reunião dos discentes estrangeiros com seus orientadores, tendo a presença da coordenação do programa, da Comissão de Internacionalização e direção da FEN

 

Fonte: Comissão de Comunicação

Categorias: Notícias Noticias