Liga Paliativos
Histórico:
A Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos (Liga Paliativos/LAMCP) foi fundada em abril de 2024, apresentada ao público no I Curso Introdutório, em 07 de agosto de 2024, na Faculdade de Enfermagem (FEN), da Universidade Federal de Goiás (UFG), com uma apresentação do que são os Cuidados Paliativos, focando em uma visão multidisciplinar e holística. O evento teve como público alvo a comunidade acadêmica das áreas Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Musicoterapia e Medicina.
A liga conta com a presença de 5 tutores das áreas acima citadas, estando, entre eles, preceptores de residência multiprofissional, além de fazerem parte da equipe SUPREMA (Suporte e Referência Multiprofissional) do Hospital das Clínicas (HC) da UFG
Ao longo do ano de 2024 e 2025, a liga participou e fomentou diversos eventos, sendo alguns deles: “Semana de alinhamento conceitual sobre Cuidados Paliativos”, em setembro/24, participação no programa “Mundo UFG” da TV UFG, em outubro/24, ação de extensão no HC/UFG “Dia mundial dos Cuidados Paliativos”, em outubro/24, participação no evento “Café paliativo”, em fevereiro/24, entre várias reuniões de alinhamento, de ensino e pesquisa. Atualmente, a liga está em produção de um e-book sobre a atuação da enfermagem nos cuidados paliativos.
Contexto para o surgimento da liga:
A Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos surgiu para proporcionar maior empoderamento na prática interdisciplinar de cuidados paliativos dos acadêmicos. A criação de uma liga acadêmica com foco em cuidados paliativos se fez necessária pois cabe aos profissionais da saúde abordarem questões delicadas como o findar da vida, visando orientar pacientes, familiares e cuidadores acerca da doença e prognóstico, bem como aprimorar sua qualidade de vida, logo, é fundamental que o acadêmico desenvolva tais habilidades (Bastos, 2020) Outro ponto relevante, foi a própria necessidade do processo formativo do graduando e pós-graduandos, visto que a interdisciplinaridade, principalmente na área de cuidados paliativos contribuirá para maior assertividade na prática profissional. Portanto, as unidades envolvidas neste projeto, as Faculdade de Enfermagem e Medicina e o serviço de cuidados paliativos do Hospital das Clínicas, enquanto instituições públicas, que prezam pela responsabilidade social em contribuir na continuidade da formação acadêmica, gera impactos positivos e integração dos pilares ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, o estudante desenvolve atividades de assistência, ensino e pesquisas, tendo em vista a posterior publicação, fomentando a pesquisa institucional.
Objetivos:
- Contribuir para formação teórico-prática de profissionais das diferentes áreas da saúde no contexto dos cuidados paliativos;
- Colaborar para que os alunos estejam aptos a conduzir tecnicamente as intervenções de forma segura para com o paciente paliativo e seus familiares, nas diversas condições clínicas presentes nas diferentes unidades;
- Aprimorar o conhecimento dos alunos de forma que repliquem posteriormente na elaboração de artigos científicos que fomentem a pesquisa institucional.
- Divulgar conhecimento por meio de educação permanente e educação em saúde;
- Divulgar o conhecimento técnico científico em congressos, simpósios, jornada e campanhas;
- Realizar visitas à beira leito no Hospital das Clínicas, bem como acompanhar as consultas ambulatoriais.
Metodologia:
As atividades da Liga Paliativos são divididas em áreas e diretorias: Ensino, Pesquisa, Extensão.
A diretoria de Ensino é responsável por organizar e ministrar aulas teóricas mensais, por meio de tecnologias de ensino remoto, aos acadêmicos integrantes da Liga sobre sobre temas relacionados aos cuidados paliativos, terminalidade da vida, sinais e sintomas a serem monitorados, situações de pacientes em cuidados paliativos, instalações como Hospices, humanização do atendimento e acolhimento da pessoa em cuidado paliativo, familiares e cuidadores e utilização de escalas de elegibilidade da pessoa para o cuidado paliativo. Ainda organizará as atividades relacionadas às visitas à beira leito e ambulatoriais.
A diretoria de Pesquisa promoverá a realização de pesquisas científicas envolvendo indicadores, uso de escalas, monitoramento domiciliar de pacientes, epidemiologia, diagnósticos dos pacientes e tratamento das diversas doenças e assuntos relacionados em projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. E divulgação conhecimento à comunidade externa.
Já a diretoria de Extensão tem atividades de organização, realização e participação supervisionada de campanhas públicas e palestras educativas, bem como eventos científicos.
Resultados ao longo do tempo:
Contribuir para o aprimoramento profissional dos alunos, em Cuidados Paliativos, tendo em vista a necessidade social de formação continuada após a conclusão de graduação e fomentar a realização de estudos científicos, o que fortalecerá o tripé ensino, pesquisa e extensão que por sua vez é a base de consolidação da UFG.
Instagram da liga: @ligapaliativos
