Conheça o AmbPIS

História

O Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde (AmbPIS) começou a ser idealizado em dezembro de 2017, após um evento na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG), realizado em parceria com a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas (ABENAH), para apresentar as práticas de Auriculoterapia, Aromaterapia e Reiki. A participação e envolvimento do público indicou a necessidade de ampliar as discussões e inseri-las no espaço institucional da universidade.

O primeiro semestre de 2018 foi dedicado às articulações necessárias para o início das atividades do AmbPIS. Foi realizado planejamento conjunto das ações, cabendo à FEN/UFG a disponibilização de espaço físico e membros responsáveis pela coordenação, organização dos laboratórios de habilidades clínicas para atendimento e higienização. A ABENAH responsabilizou-se pelo provimento de material e pela mobilização de terapeutas voluntários.

O AmbPIS foi inaugurado em 01 de agosto de 2018, com oferta de atendimentos gratuitos, a pessoas de diferentes faixas etárias, via demanda espontânea ou encaminhamento da rede de atenção à saúde local, bem como a servidores e discentes da UFG e de outras instituições de ensino.
Durante a pandemia do COVID-19 os atendimentos presenciais foram suspensos e iniciou-se a oferta na modalidade remota, com agendamentos a partir de contato pelas redes sociais do Ambulatório (WhatsApp e Instagram).

Localização e Estrutura

O AmbPIS está localizado na FEN/UFG, sendo os atendimentos presenciais realizados em laboratórios de habilidades clínicas e consultórios, de terça a sexta-feira, no período vespertino, por docentes, discentes, técnicos administrativos e terapeutas voluntários e bolsistas. A estrutura física dos laboratórios e consultórios oferece leitos, separados por divisórias laváveis, ar-condicionado, suportes para papel toalha, sabonete líquido e álcool em gel, armários para guarda de insumos e pia para higiene das mãos. Os interagentes (pessoas que procuram atendimento) aguardam pelos atendimentos no corredor da Ala Florence.

Práticas Integrativas em Saúde ofertadas

As principais Práticas Integrativas em Saúde (PIS) implementadas no ambulatório são: Auriculoterapia, Reiki, Acupuntura, Tuiná, Florais de Bach, Ventosaterapia, Moxabustão, Ayurveda, Shiatsu e Seitai.

Parcerias

O AmbPIS possui convênio com a ABENAH, entidade cujo objetivo é a melhora da qualidade de vida das pessoas, a partir de atendimento holístico realizado por enfermeiros acupunturistas, bem como ofertar direcionamento para assistência a docência.
Além disso, também possui parceria com o Instituto Confúcio de Medicina Tradicional Chinesa da UFG, que proporciona o ensino do Mandarim e das terapias da Medicina Chinesa.

Ensino, Pesquisa e Extensão

O Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde está fundamentado nos três pilares da universidade, que são o ensino, a pesquisa e a extensão.
O AmbPIS está alicerçado a partir de três projetos de extensão, intitulados: “Curso de Terapias dos Florais de Bach”, “Centro de diagnóstico e tratamento em Medicina Tradicional Chinesa a serviço da comunidade”, “Levando as Práticas Integrativas em Saúde até a população”’ e “Fortalecendo Coberturas Vacinais e a Saúde da População: a Contribuição da Sala de Vacinas e do Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde da FEN/UFG”.

Importância

Consideramos que no âmbito do AmbPIS da FEN/UFG, no que tange a formação profissional e promoção do acesso às PIS, inúmeros resultados foram alcançados. Quanto à formação, foi possível aprimorar e desenvolver competências nos envolvidos que contribuirão para toda a vida profissional. Além disso, o AmbPIS têm promovido eventos e discussão para a difusão de conhecimentos e a incorporação das PIS aos currículos de graduação. Destaca-se ainda a internacionalização, visto a parceria com a Universidade de Hebei na China.

Em outubro de 2023 tivemos a honra de receber o título de Centro de Diagnóstico de Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Hebei na China. Foram realizados desde a inauguração do Ambulatório até o início de 2025 aproximadamente 13.000 atendimentos, o que evidencia a magnitude e alcance desse serviço, que se consolida e cresce, promovendo acesso às PIS.

Perspectiva futura

O AmbPIS ainda tem muitos desafios a enfrentar, tais como fortalecer e ampliar o vínculo com outras unidades acadêmicas e instituições de ensino e contribuir para a inserção das PIS na matriz curricular, especialmente na Enfermagem.

Equipe

Confira aqui a nossa equipe para o ano de 2025.

 

Regulamentada pela Portaria SEI Nº 82, de 28 de março de 2022 - Faculdade de Enfermagem da Universidade federal de Goiás.