Ambulatório

Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares

História

O AmbPic começou a ser idealizado em dezembro de 2017, após um evento na FEN/UFG, realizado em parceria com a ABENAH (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMEIROS ACUPUNTURISTAS E ENFERMEIROS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS), para apresentar as práticas de Auriculoterapia, Aromaterapia e Reiki. A participação e envolvimento do público indicou a necessidade de ampliar as discussões e inseri-las no espaço institucional da universidade.

O primeiro semestre de 2018 foi dedicado às articulações necessárias para o início das atividades do AmbPic. Foi realizado planejamento conjunto das ações, cabendo à FEN/UFG a disponibilização de espaço físico e membros responsáveis pela coordenação, organização dos laboratórios de habilidades clínicas para atendimento e higienização. A ABENAH responsabilizou-se pelo provimento de material e pela mobilização de terapeutas voluntários.

O AmbPic foi inaugurado em 01 de agosto de 2018, com oferta de atendimentos gratuitos, a pessoas de diferentes faixas etárias, via demanda espontânea ou encaminhamento da rede de atenção à saúde local, bem como a servidores e discentes da UFG e de outras instituições de ensino.

O AmbPic está localizado na FEN/UFG, sendo os atendimentos presenciais realizados em laboratórios de habilidades clínicas e consultórios, às quartas-feiras, no período vespertino, por docentes, discentes, técnicos administrativos e terapeutas voluntários.

A estrutura básica dos laboratórios e consultórios oferece leitos, separados por divisórias laváveis, ar-condicionado, suportes para papel toalha, sabonete líquido e álcool em gel, armários para guarda de insumos e pia para higiene das mãos. Os interagentes (pessoas que procuram atendimento) aguardam pelos atendimentos no auditório da unidade. Durante a pandemia da COVID-19 os atendimentos presenciais foram suspensos e iniciou-se a oferta na modalidade remota, com agendamentos a partir de contato pelas redes sociais do ambulatório (Whatsapp e Instagram).

As principais PIC implementadas no ambulatório, na modalidade presencial, Auriculoterapia, Reiki e Acupuntura, enquanto na modalidade remota as terapias com maior ocorrência foram o Thetahealing, a fitoterapia, Florais de Bache e Reiki.

O ambulatório possui convênio com a ABENAH, entidade cujo objetivo é a melhora da qualidade de vida das pessoas, a partir de atendimento holístico realizado por enfermeiros acupunturistas, bem como ofertar direcionamento para assistência e docência. Possui também parceria como Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, que proporciona o ensino do Mandarim e da Medicina Chinesa.

Neste cenário, tem sido prestado atendimento de PIC à sociedade, agregando ações que perpassam pelo ensino, extensão e pesquisa, favorecendo o aprendizado e desenvolvimento de competências integrando os pilares da universidade.

O AmbPic está alicerçado a partir de dois projetos de extensão, intitulados: ComunicATIVA: Comunicação por uma Saúde Integrativa e Saúdes-Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PIC).

Consideramos que no âmbito do AmbPic da FEN/UFG, no que tange a formação profissional e promoção do acesso às PIC, inúmeros resultados foram alcançados. Quanto à formação, foi possível aprimorar e desenvolver competências nos envolvidos que contribuirão para toda a vida profissional. Além disso, o AmbPic tem promovido eventos e discussões para a difusão de conhecimentos e a incorporação das PIC aos currículos da graduação. Destaca-se ainda a internacionalização, com parceria com a Universidade de Hebei na China. Em outubro de 2023 tivemos a honra de recebermos o título de Centro de Diagnóstico de Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Hebei na China

Foram realizados até o momento (novembro de 2023) aproximadamente 7000 atendimentos, o que evidencia a magnitude e alcance desse serviço, que se consolida e cresce, promovendo acesso às PIC.

O AmbPic ainda tem muitos desafios a enfrentar, tais como fortalecer e ampliar o vínculo com outras unidades acadêmicas e instituições de ensino e contribuir para a inserção das PIC na matriz curricular, especialmente na Enfermagem.

 

Serviço

Atualmente são oferecidas 14 práticas, são elas: acupuntura, aromaterapia, auriculoterapia, cone indu, cromoterapia, cristaloterapia, estimulação neural, florais de bach, kinesioterapia, microfioterapia, reiki, tft, ventosaterapia e ynsa. Os atendimentos são semanais e por demanda espontânea. Agende aqui

 

Coordenação

 

Coordernação Geral: Profª. Cynthia Assis de Barros

Vice-coordenação: Profª. Michele Dias da Silva Oliveira

Coordenação Técnica (representando a FEN): Jaqueline Evangelista da Costa Bezerra

Coordenação Técnica (representando a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeios de Práticas Integrativas - ABENAH): Mariane de Souza Benjamin Rocha

Coordenação de Comunicação: Profª. Michele Dias da Silva Oliveira

Coordenação de Ensino:  Profª. Nilza Alves Marques Almeida

Coordenação de Extensão: Profª. Selma Rodrigues Alves Montefusco

Coordenação de Pesquisa: Profª. Suelen Gomes Malaquias

 

 

Estudantes membros

 

Adriany Oliveira da Silva

Adrielly Carolina Dias de Souza

Anna Cecília Ferreira Cruz

Camila Alves Leão de Araújo

Kenia Pulquerio Rodrigues

Lara Fabiana Cardoso de Neiva Araújo

Thaís Elizabeth Ribeiro Lôbo

Vinícius Medeiros da Costa

 

 

Regulamentada pela Portaria SEI Nº 82, de 28 de março de 2022 - Faculdade de Enfermagem da Universidade federal de Goiás.