Lisam

Histórico:

A Liga de Saúde da Mulher (LISAM) foi fundada no dia 12 de dezembro de 2022 e teve como cerimônia de abertura a aula da Profª. Dra. Janaína Valadares Guimarães com a temática "Câncer do Colo de Útero". A inauguração ocorreu na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) e contou com a presença de estudantes de diferentes cursos da UFG e de outras Instituições de ensino superior. 

 

Contexto: 

A LISAM foi idealizada por algumas discentes da FEN/UFG, que pretendiam criar um projeto voltado para a saúde da mulher com uma abordagem integral. A LISAM abrange outros cursos da área de saúde da UFG e demais instituições de ensino superior de Goiânia e possui parceria com a Universidade de Wisconsin United States Claire, Estados Unidos. A liga promoverá o aprofundamento na temática da saúde da mulher, ancorado no tripé acadêmico das universidades brasileiras que é o ensino, a pesquisa e a extensão. Contribuirá com a divulgação do conhecimento científico por meio da educação em saúde, aproximação dos discentes da área da saúde, visando o enriquecimento da formação acadêmica e intervenção na comunidade acadêmica em geral por meio das ações de extensão, cumprindo o papel social da universidade, juntamente a divulgação do conhecimento com  palestras sobre o tema, participação em eventos científicos e produção do conhecimento. 

 

Objetivos: 

Garantir o desenvolvimento técnico-científico dos estudantes da área da saúde por meio de sua participação na liga; promover educação em saúde para melhorar o autocuidado da mulher;  atuar na prevenção de agravos à saúde da mulher e sua parceria sexual; apoiar mulheres com comorbidades ou vítimas de violência e favorecer que o ligante compreenda o seu papel como profissional que presta cuidado à saúde da mulher.

 

Metodologia:

O eixo ensino consistirá em reuniões mensais, com duração de duas horas casa, com objetivo de discutir atualizações sobre temas relacionados ao campo da saúde da mulher. Uma lista de tópicos será compilada e divulgada aos participantes antes de cada reunião, bem como um cronograma para garantir uma discussão eficaz.

No eixo extensão haverá ações no âmbito da Faculdade de Enfermagem, unidades básicas de saúde e maternidades estaduais e municipais de Goiânia que permitirão que os ligantes desenvolvam o cuidar e a promoção da saúde, formando profissionais sensibilizados a atuarem na atenção integral à mulher e assegurar que as necessidades individuais das mulheres sejam levadas em consideração e que suas vozes sejam ouvidas. As atividades e oficinas se concentraram na capacitação, troca de conhecimentos e melhores práticas a fim de criar laços mais estreitos entre pesquisa e extensão no setor, apoiando o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores e profissionais de saúde.

No eixo pesquisa, a liga avaliará os impactos positivos e negativos das intervenções propostas, e como estas intervenções podem ser melhoradas e implementadas a curto e longo prazo, além de monitorar o progresso das intervenções propostas, identificando quaisquer áreas para melhoria ou áreas de sucesso.

 

Resultados ao longo do tempo:

A LISAM será um projeto para a disseminação de conteúdos sobre a saúde da mulher, que contribuirá a longo prazo para a formação de profissionais de saúde pautados em um cuidado integral à saúde da mulher. Pretende-se que a LISAM promova o compartilhamento de experiências e melhores práticas entre profissionais de saúde, professores e ligantes, melhorando assim a qualidade do atendimento e criando um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo.

 

 

Coordenadora: Janaína Valadares Guimarães

Diretoria: Amanda Thaís de Araujo, Andressa Matias Silva, Eduarda Gabryela Marins Borges, Fátima Samanta Gonçalves Lima, Fernanda Soares Siqueira, Geovanna Doro Carmo Almeida, Ranielly Lopes e Thayrynny Martins Saraiva Araújo. 

Docentes: Agueda Maria Ruiz Zimmer Cavalcante, Dalete Dellalibera Corrêa Mota (Wisconsin Univesity EUA Claire, USA), Flaviana Vely Mendonça Vieira, Marcos André de Matos e Michele Dias da Silva Oliveira. 

Discentes: Ana Elisa Silva Carvalho, Elitânea dos Santos Silva, Emily Tainá Moreira Santos, Fernanda Souza Dourado, Janaina Sacramento Rocha, Jaqueline Santos Silva, Jennifer Pablinne Rocha de Amorim, Joally Araujo Dermondes, Julia Rodrigues dos Chagas, Lívia Ellen Leal Moreira, Maria Clara Pedroza Prata, Maria Luiza Ferreira Albuquerque, Mariana Marques Machado, Nathalia Sousa Rabelo, Sabrina Elen Carvalho da Silva, Sara Sousa Coelho, Tamyris Rodrigues dos Santos, Wanessa de Oliveira Gonçalves, Yasmim do Espírito Santo Adorno e Yasmin de Paula Oliveira.