Card - Docente e doutoranda aprovadas em bolsa no exterior

Docente e doutoranda da Faculdade de Enfermagem são aprovadas para bolsas de pós-graduação nos Estados Unidos

Atualizada em 23/09/22 11:35.

Com o projeto de pesquisa: "Fatores determinantes maternos na concentração de melatonina na amamentação"

Foto 01 - Docente e doutoranda aprovadas em bolsa no exterior Foto 04 - Docente e doutoranda aprovadas em bolsa no exterior

Foto 01: A esquerda, Flávia Silva e Oliveira, a direita, prof.ª Flaviana Vieira.

A docente da FEN, prof.ª Flaviana Vieira, e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/FEN/UFG), Flávia Silva e Oliveira, foram contempladas pelo Programa Especial de Cooperação Internacional/PECI do CNPq. Concedidas uma bolsa de Pós-Doutorado no Exterior - PDE e uma de Doutorado Sandwich - SWE. A ida para os EUA será no próximo ano (2023). A proposta será desenvolvida no College of Nursing and Health Sciences of University of Wisconsin - Eau Claire (UWEC), sob supervisão da pesquisadora Dálete Delalibera Corrêa de Faria Mota, PhD, professora associada da UWEC.

A proposta aprovada abrange a pesquisa em andamento no Brasil, uma parceria, iniciada em 2020, entre LaCEM/Instituto de Química e Faculdade de Enfermagem, conta ainda com a colaboração do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). No pós-doutorado e doutorado sandwich, docente e doutoranda pretendem realizar a avaliação da melatonina no leite materno em amostras coletadas no país de destino, avaliando a sazonalidade desse bioativo. Além disso, serão desenvolvidas atividades voltadas ao ensino e à pesquisa.

A Professora Flaviana comentou sobre a aprovação. "Meu grupo de pesquisa (NECAC) e eu, estamos muito felizes com a concessão das duas bolsas. Há algum tempo temos trabalhado muito na construção de uma proposta robusta, importante para a ciência brasileira e competitiva para editais como esse. Agora, com abrangência internacional."

Foto 03 - Docente e doutoranda aprovadas em bolsa no exterior Foto 02 - Docente e doutoranda aprovadas em bolsa no exterior

A docente abordou ainda o crescimento que será possibilitado com as bolsas. "Acredito que o estágio pós-doutoral me proporcionará crescimento enquanto professora e pesquisadora, avanço intelectual e acadêmico, fortalecimento da parceria internacional para a FEN/UFG, por meio da expansão com a colaboração com professores e cientistas da UWEC. Além da interação cultural entre a diversidade da região Centro-Oeste do Brasil com a região Centro-Oeste (Midwest) dos Estados Unidos. Para Flávia, certamente contribuirá para o aprimoramento e sua formação enquanto doutora, possibilitará ampliação dos seus estudos, com caráter inovador, bem como a ampliação das perspectivas do conhecimento científico."

Por fim, a professora comentou sobre os objetivos com a pesquisa. "No estágio de Pós-Doutorado e Doutorado-Sandwich, nosso foco está na pesquisa, buscando resolver um problema na área da saúde materno-infantil, envolvendo tecnologia de ponta e novas abordagens mais consolidadas no exterior e visando o alcance de publicações científicas mais amadurecidas."

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG