Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação da FEN recebe menção internacional
Uma doutora formada pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem, recebe menção do site Macquarie Matters, na categoria de mulheres que mudaram o mundo.
A Dra. Dayane Costa é uma pesquisadora em início de carreira em controle de infecção (dois graus de PhD, Cotutelle Austrália / Brasil), e suas principais realizações e contribuições de pesquisa estão relacionadas à formação / remoção de biofilme, limpeza / desinfecção de superfícies ambientais e limpeza / desinfecção / esterilização de dispositivos médicos reutilizáveis.
Ela tem um excelente histórico de publicação em relação à oportunidade (três anos após a conclusão do doutorado), evidenciado por seu registro de publicação (22 artigos de periódicos referenciados, 9 de sua tese de doutorado), incluindo publicações do primeiro autor em dois dos mais importantes periódicos internacionais de controle de infecção (Journal of Hospital Infection - Impact Factor - 3.271 e American Journal of Infection Control - Impact Factor - 2.294).
Ela também tem 28 resumos publicados em periódicos arbitrados e é revisora do American Journal of Infection Control. Seus estudos sobre limpeza / desinfecção de superfícies e reprocessamento de dispositivos médicos reutilizáveis impactaram seu campo de pesquisa, como evidenciado pelas inúmeras bolsas que ela recebeu para apresentar em conferências internacionais de controle de infecção, incluindo a Society for Healthcare Epidemiology of America (EUA), a Healthcare Infection Society (UK), e uma apresentação oral na prestigiosa Conferência Mundial de Esterilização.
Ela recebeu vários prêmios, principalmente o Dean’s Award for Excellence in Higher Degree Research da Macquarie University. Devido às suas destacadas realizações de pesquisa, ela atualmente possui uma posição de pós-doutorado no Brasil, e é investigadora em uma pesquisa multicêntrica, em quatro continentes, que mostrou biofilme de superfície seca, envolvendo organismos multirresistentes, apresentando medidas atuais de limpeza e desinfecção são ineficazes e um cenário de problema mundial. Os resultados parciais foram publicados no Letters in Applied Microbiology e reconhecidos como TOP Downloaded Paper 2018-2019, também uma micrografia de biofilme foi selecionada para ser a capa desta revista (vol-69, número-6, 2019). Foi apresentado na Conferência SHEA Primavera de 2017 e foi positivamente elogiado pelo Contagion® Live Infectious Diseases Today, um recurso de notícias sobre doenças infecciosas para profissionais (EUA).
Sua pesquisa de doutorado apresentou descobertas novas e significativas sobre os desafios críticos de tornar os instrumentos cirúrgicos e implantes de design complexo microbiologicamente seguros, destacando a necessidade de design e fabricação desses dispositivos considerando a facilidade de limpeza.
Fonte: Comissão de Comunicação
Categorias: notícias