Nota
Cancelamento da I Feira de Saúde Quilombola
A equipe do Projeto Saúde Quilombola: Cuidar para Resistir informa o cancelamento da I Feira de Saúde Quilombola, prevista para os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2026, em Teresina de Goiás (GO), no território quilombola Kalunga.
A decisão ocorre após solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina de Goiás, encaminhada por meio de ofício no dia 23 de outubro de 2026, informando dificuldades logísticas para a realização das atividades nas datas previstas.
Embora lamentemos a necessidade de cancelar a feira, compreendemos os desafios envolvidos na organização de uma ação dessa dimensão. Para nós, integrantes do projeto, a Feira de Saúde representa mais do que a oferta de atendimentos: é uma oportunidade de fortalecer vínculos, ampliar o acesso aos serviços de saúde e construir, junto às comunidades quilombolas, caminhos para um cuidado mais próximo de suas necessidades e realidades.
Agradecemos a todas as pessoas, instituições, profissionais e equipes que se dedicaram à organização da feira. Reconhecemos o empenho e a contribuição de cada um nessa construção coletiva, que só é possível graças ao envolvimento e à colaboração de tantas mãos.
Reafirmamos nosso compromisso com as comunidades quilombolas Kalungas e seguiremos em diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresina de Goiás e demais parceiros para definir uma nova data e reorganizar as atividades.
Ressaltamos que esta é uma das ações previstas pelo projeto Saúde Quilombola: Cuidar para Resistir, que continuará promovendo feiras de saúde em outros municípios e comunidades quilombolas. Novas oportunidades de atendimento, acolhimento e cuidado serão organizadas, fortalecendo nosso compromisso com a promoção da saúde e a ampliação do acesso aos serviços nos territórios quilombolas.
Agradecemos a compreensão de todos e todas e reiteramos nosso respeito e compromisso com as comunidades quilombolas Kalungas.
Goiânia, 26 de outubro de 2026.
Equipe do Projeto Saúde Quilombola: Cuidar para Resistir
Source: Comissão de Comunicação FEN/UFG
