Conselho Diretor celebra os 51 anos de história da FEN/UFG
Depoimentos reforçam a força da formação em enfermagem e reconhecem membros que ajudaram a construir esse legado
Por Jayme Leno
A tarde da última sexta-feira (19/06) foi marcada por um momento especial para a comunidade acadêmica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Durante a realização de mais uma reunião do Conselho Diretor (CD), direção, docentes, técnicos-administrativos e representantes da unidade aproveitaram a ocasião para celebrar os 51 anos de trajetória da instituição, , concluído no dia 03 de junho, reconhecida pela excelência na formação de profissionais, na produção científica e no compromisso com a saúde e a sociedade.
Além das pautas administrativas e estratégicas discutidas durante o encontro, a reunião foi marcada por homenagens, memórias e manifestações de gratidão à história construída ao longo de mais de cinco décadas. A diretora da unidade, professora doutora Heliny Carneiro, que presidiu a reunião, destacou a satisfação de estar à frente da instituição neste momento. Ela celebrou a potência que a FEN vem se tornando a cada ano, tanto no cenário local da saúde quanto nas relações acadêmicas e científicas estabelecidas em âmbito nacional e internacional.
Entre os depoimentos que marcaram a celebração esteve o da professora Dra. Ana Luiza Lima, integrante da comunidade FEN há mais de 40 anos. Emocionada, ela relembrou os desafios enfrentados nos primeiros anos de sua trajetória na instituição, bem como os avanços conquistados ao longo das décadas. A docente destacou o papel fundamental de lideranças que ajudaram a construir a história da Faculdade, como as ex-diretoras Milca Severino Pereira e Maria Alves Barbosa. Segundo Ana Luiza, o incentivo dessas gestoras para a qualificação contínua do corpo docente foi decisivo para o fortalecimento da unidade.
A assistente administrativa Izabete da Silva Ataíde, que há mais de 30 anos integra a equipe da Faculdade, também compartilhou lembranças da trajetória da instituição. A TAE destacou o crescimento da unidade ao longo dos anos e agradeceu publicamente à atual gestão pela construção de um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo. Para ELA, o fortalecimento das relações entre os diferentes segmentos da comunidade acadêmica contribui diretamente para o desenvolvimento das atividades da Faculdade e para a continuidade do trabalho realizado em prol da formação de excelência.
Ao celebrar seus 51 anos, a Faculdade de Enfermagem reafirma o legado construído por gerações de docentes, técnicos, estudantes e gestores que contribuíram para transformar a unidade em uma referência na formação em saúde. Mais do que recordar o passado, o momento foi uma oportunidade para reconhecer conquistas, valorizar pessoas e renovar o compromisso com um futuro pautado pela inovação, pela inclusão e pelo cuidado com a sociedade.
Fonte: Comunicação FEN UFG
