PPGENFS inicia suas atividades letivas de 2026/01
Programa realiza semana de acolhida aos novos discentes
Por Jayme Lneo
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal de Goiás (PPGENFS/UFG) iniciou as atividades letivas de 2026, marcando mais um ciclo de compromisso com a excelência acadêmica, a produção de conhecimento científico e a formação qualificada de profissionais para a área da saúde. O início das aulas marca a chegada de uma nova turma e o fortalecimento de um programa que vem ampliando sua relevância no cenário regional, nacional e internacional.
Neste ano, o PPGENFS recebe 31 novos estudantes, sendo 19 no mestrado e 13 no doutorado, incluindo cinco discentes estrangeiros. Com a nova turma, o programa passa a contar com 107 alunos regularmente matriculados, consolidando-se como um importante espaço de formação científica e de desenvolvimento da pós-graduação em Enfermagem e Saúde no Brasil.
De acordo com a coordenadora do programa, Valéria Pagotto, o ingresso dos novos estudantes representa mais um ciclo de formação comprometido com a qualificação acadêmica e com a produção de conhecimentos que impactam diretamente a sociedade. A diversidade do corpo discente, incluindo estudantes internacionais, também reforça o processo de internacionalização do programa.
Iniciação
Os ingressantes participaram da disciplina “Introdução à Pós-Graduação”, criada com o objetivo de orientar os estudantes sobre o funcionamento acadêmico do curso. Segundo a professora Flaviana Vieira, uma das responsáveis pela disciplina, a proposta busca apresentar normas institucionais, critérios de avaliação e o perfil esperado dos pós-graduandos, contribuindo para uma inserção mais estruturada no ambiente acadêmico.
A docente destaca ainda que a disciplina desempenha um papel fundamental na adaptação dos estudantes, ao incentivar o planejamento da trajetória acadêmica desde o início do curso. Entre as contribuições, estão a definição de metas, a organização do cronograma de atividades e a inserção em grupos de pesquisa, promovendo maior autonomia e segurança aos mestrandos e doutorandos.
Outro destaque da disciplina foi a realização de uma palestra sobre o uso da inteligência artificial na pesquisa acadêmica, ministrada pelo professor Vinícius Sebba Patto. A atividade abordou aplicações, limites e implicações éticas do uso dessas ferramentas no contexto científico. A iniciativa reflete a preocupação do programa em alinhar a formação dos estudantes às transformações contemporâneas na produção do conhecimento, incentivando o uso responsável das tecnologias e a preservação da integridade científica.


Fonte: Comissão de comunicação FEN-UFG
