Projeto VivaMente Fagep promove cultura permanente de cuidado com a saúde mental
Iniciativa une ciência, prevenção e práticas integrativas para fortalecer o bem-estar e prevenir o adoecimento mental no ambiente de trabalho
Por Jayme Leno
Saúde mental não se trata apenas da ausência de doenças mentais, mas sim de um processo de autoconhecimento, resiliência e qualidade de vida. A Fundação de Apoio à Gestão e Pesquisa (Fagep), que tem como diretora a professora Dra. Lucilene Maria de Sousa, e a Universidade Federal de Goiás (UFG) lançaram, no dia 30 de janeiro de 2026, no auditório da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), o projeto VivaMente Fagep, com o objetivo de instituir uma cultura permanente de cuidado, alinhando a saúde individual ao bem-estar coletivo institucional por meio de instrumentos validados e Práticas Integrativas em Saúde (PIS).
O coordenador de extensão e professor da FEN, Dr. Douglas José Nogueira, explica que a iniciativa não se limita ao atendimento clínico, mas também atua como um Programa de Gerenciamento de Riscos, alinhado às exigências da NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1) do Ministério do Trabalho. Por meio de um mapeamento científico, serão identificadas vulnerabilidades específicas de cada setor e função, possibilitando intervenções de atenção psicossocial.
A ação tem como uma de suas metas preventivas a identificação e o combate a diferentes formas de assédio (moral e sexual) e violências (verbal e psicológica), além da melhoria contínua do clima organizacional e da percepção de bem-estar. Douglas ressalta que “o público-alvo principal, neste momento, são os colaboradores do Cerof UFG (Centro de Referência em Oftalmologia). Trata-se de uma proposta multidisciplinar que visa não apenas o tratamento, mas, sobretudo, a prevenção do adoecimento mental e a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho”.
Equipe técnica e atuação
O projeto conta com uma equipe robusta de profissionais de diferentes áreas. No âmbito da enfermagem e das Práticas Integrativas em Saúde (PIS), integram a equipe a enfermeira egressa da instituição Geisell Castro da Silva e a enfermeira Soraya Regina Almeida. “A FEN terá um papel crucial ao integrar alunos de graduação no suporte à equipe técnica. A unidade também oferecerá apoio logístico, cedendo salas e auditórios para cursos e palestras, dada a proximidade física entre a unidade e a Fagep”, relata o professor.
Na área da Psicologia, sob a comando da vice-coordenadora do projeto, profa. Dra. Marilucia Pereira do Lago, a equipe de psicólogos é composta por Francisco José Neto, Ana Clara Santana, Mona Martins Pessoa e Gabriella Álvares G. Silva. Ela irá realizar desde cursos de capacitação e rodas de conversa até atendimentos de psicoterapia individual. Haverá também o suporte de um psiquiatra para o atendimento de demandas clínicas mais complexas.
Projetos anteriores
Embora tenha havido uma experiência bem-sucedida na Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), este é um novo projeto. O coordenador enfatiza que não se trata de uma continuação ou simples replicação de modelos anteriores, pois o público da Fagep possui características e dinâmicas específicas. Dessa forma, a abordagem foi desenhada sob medida para atender às necessidades atuais da instituição e de seus colaboradores.
Source: comunicação FEN UFG
