FEN se reúne com nova gestão da Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia para fortalecer parceria histórica
Encontro teve como foco a retomada dos campos de atividades práticas e estágios dos estudantes da unidade
Por Jayme Leno
A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) realizou, na última semana de janeiro, uma reunião com a nova gestão da Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia, com o objetivo de reafirmar e fortalecer a parceria institucional voltada à formação, qualificação e educação permanente em saúde. O encontro contou com a participação da diretora da unidade, Prof.ª Dra. Heliny Carneiro Cunha Neves, da Coordenadora de Graduação, Prof.ª Dra. Silvana de Lima Vieira dos Santos, e da nova gestora da Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia, Ma. Elisa Silva Correia.
Um dos principais pontos discutidos foi a retomada dos campos de atividades práticas e estágios dos estudantes da FEN. Foram discutidas estratégias voltadas ao aprimoramento do fluxo de solicitação desses campos, considerando, entre outras possibilidades, o avanço gradual da digitalização do processo, incluindo as etapas de assinatura por preceptores, gestores, estudantes e docentes. Também foi destacada a importância do mapeamento e da atualização das unidades de saúde do município com potencial para receber os discentes, reconhecendo que essa é uma construção contínua, que envolve diferentes setores e instâncias.
A nova gestora destacou a relevância da cooperação com a FEN/UFG, reconhecendo-a como uma parceria consolidada ao longo dos anos e fundamental para a formação de novos enfermeiros e enfermeiras, além de contribuir para a integração entre ensino e serviço no município de Goiânia. Elisa destacou que “a perspectiva é de manutenção e fortalecimento dessa parceria, com ampliação do planejamento de ações conjuntas voltadas à formação de profissionais alinhados aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Educação Permanente em Saúde”.
A parceria entre a FEN/UFG e a Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia, que já soma mais de duas décadas, “é de extrema importância para a formação dos estudantes, pois garante cenários de prática qualificados e diversificados, fundamentais para a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de competências profissionais e a vivência do SUS em contextos reais de cuidado”, ressalta a coordenadora de Graduação.
Como próximos passos, estão previstas a retomada de campos de prática que não vinham sendo ofertados recentemente e a qualificação dos relatórios produzidos após as atividades desenvolvidas. A intenção é ampliar o detalhamento das informações, permitindo identificar fragilidades e potencialidades da parceria e, assim, fortalecê-la de forma contínua, além de contribuir para a formação de enfermeiros capacitados para atuar de forma ética, crítica e resolutiva, em consonância com as demandas e os princípios do SUS e da população goianiense.
Fonte: comunicação FEN UFG
