Discentes da FEN apresentam seus Trabalhos de Conclusão do Curso
Momento reuniu muita ciência, inovação, sentimentos de evolução, reconhecimento e novos começos
Por Jayme Leno
As últimas semanas foram marcadas por emoção, alívio e grande senso de conquista na Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN/UFG). Nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, em três salas simultâneas, os estudantes concluíram mais uma etapa essencial da formação, as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), organizados pela disciplina de TCC II. O momento encerra um ciclo importante e inaugura a reta final da graduação para a turma de Enfermagem.
A responsável pela disciplina, Profa. Dra. Katiane Martins Mendonça acompanhou toda a preparação entre estudantes e professores orientadores e destacou a relevância da ocasião. “É um momento que reforça a Enfermagem como Ciência. Ver os futuros enfermeiros apresentando trabalhos inovadores e de alto nível traz muita alegria e orgulho dos profissionais que estão sendo formados pela FEN-UFG”, afirmou.
Além do apoio nas etapas de construção dos trabalhos, a docente promoveu atividades formativas extras, trazendo convidados que contribuíram muito com a trajetória. Segundo a Katiane, o objetivo foi ampliar o preparo dos estudantes para além da pesquisa. “Busquei palestrantes experientes em Gestão de Pessoas, imagem profissional, habilidades comportamentais e de comunicação. Aproveitamos esse momento para dialogar sobre medos, sonhos e expectativas. Havia algo maior acontecendo em cada encontro da disciplina, muito além da apresentação formal das pesquisas registradas no formato de TCC”, explicou.
A professora também destacou o desafio dos estudantes em conciliar ensino, pesquisa e extensão, sobretudo em uma graduação de período integral. “A vida acadêmica exige gestão do tempo madura e cuidadosa. Nosso papel foi trazer leveza para esse momento tão esperado pelos acadêmicos e suas famílias”, disse.
Vozes da emoção
O sentimento predominante entre os estudantes, após a defesa, foi de gratidão e de superação. Para Ana Raquel Araújo Amorim, a trajetória até o TCC II carrega forte significado pessoal e profissional. “Eu tenho um sentimento de gratidão muito grande. A FEN-UFG me acolheu desde o primeiro momento e me sinto parte da família. Esse processo árduo nos prepara para a vida”, disse. Ela também ressaltou a inspiração de professores nessa caminhada e o desejo em cursar Residência nas áreas de obstetrícia e/ou em neonatologia.
Outro estudante que apresentou a pesquisa desenvolvida ao longo do curso foi Robert William que descreveu a experiência como transformadora. “O sentimento é de superação. Passei por situações e vivências que nunca imaginei. Trabalhar com uma população vulnerável, como no meu estudo sobre o sistema prisional, me fez evoluir em empatia, humildade e equidade”, relatou.
Ele também reforçou como a FEN-UFG despertou novos interesses acadêmicos: “Eu entrei apaixonado por urgência e UTI, mas ao longo da formação fui criando um olhar especial para a infectologia”.
A professora Katiane deixou uma mensagem à turma:
“Que sigam com o mesmo brilho nos olhos que estavam no dia das apresentações, a mesma elegância na postura, o cuidado com as palavras, a seriedade, responsabilidade, compromisso e acima de tudo, com a Gratidão e Reconhecimento que demonstraram com a família, com os amigos, com os professores, com a FEN, com a UFG. Que sigam acreditando e defendendo a Enfermagem - Ciência. E que NUNCA parem de estudar de modo que sejam os melhores e quando alguém precisar de cuidado possa ficar feliz ao encontrar vocês pelo caminho”.
Galeria de apresentações






Fonte: Comissão de comunicação FEN-UFG
