ABEn

Docentes da FEN são eleitas para cargos de destaque na ABEn Goiás

Updated at 12/03/25 09:10 .

Nova gestão será empossada em cerimônia aberta à comunidade

Por Jyame Leno

O ano de 2025 sem dúvidas tem sido de muita celebração na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) e no final desse ciclo, teremos mais um motivo para comemorar. Dia 5 de dezembro, em cerimônia no auditório da FEN, aberta a toda a comunidade, a nova gestão da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Goiás (ABEn-GO) será empossada e em sua composição teremos duas professoras da unidade assumindo papéis estratégicos.

ABEn
Dra. Maria Márcia Bachion.

A professora Dra. Maria Márcia Bachion foi eleita presidente da instituição, enquanto a professora Dra. Cynthia Assis de Barros Nunes ocupará o cargo de diretora de publicações. Para Maria Márcia, a eleição representa um momento de extrema  responsabilidade. “Fazer parte  da gestão de uma instituição que completa 100 anos em 2026 é algo muito grandioso. Assumir o papel anteriormente desempenhado em Goiás pela enfermeira Marta Valéria Calatayud Carvalho, uma líder extraordinária, traz um peso enorme”, afirmou. 

Ela destacou ainda a preocupação  de coordenar uma diretoria altamente engajada e corresponder às expectativas dos associados e associadas. “E fazer isso como professora da FEN me coloca em constante estado de atenção, pois meu agir representará indiretamente o lugar de onde venho como exercente da enfermagem”, completou.

É a primeira participação  da professora Cynthia Assis na gestão na ABen e ela vê na eleição como diretora de publicações uma chance de contribuir e aproximar a produção acadêmica das instituições de ensino, incluindo a FEN,  com a  associação. “Desde meu ingresso como docente na FEN/UFG, tenho participado de projetos que envolvem produção e publicação de artigos, e-books e outras formas de publicações. Espero integrar essa experiência com os interesses da categoria, para que possamos organizar publicações  relevantes e que correspondam aos anseios das associadas  e associados”, disse. 

A Faculdade de Enfermagem mantém uma relação profícua  com a ABEn-GO, contribuindo, em gestões anteriores, com a participação de diversos docentes da FEN. Entre eles, as Prof.ªs Dr.ªs Michele Dias da Silva Oliveira, e Selma Rodrigues Alves Montefusco, que integraram o Conselho Fiscal; a Prof.ª Dr.ª Valéria Pagotto, que atuou como Diretora de Estudos e Pesquisas; a Prof.ª Dr.ª Agueda Ruiz Zimmer Cavalcante, que atuou como Diretora de Desenvolvimento do Trabalho em Enfermagem, e a Prof.ª Dr.ª Lucimeire Fermino Lemos, que está encerrando sua participação na atual gestão, também como Diretora de Estudos e Pesquisas. 

ABEn
Dra. Cynthia Assis de Barros Nunes

Não se pode deixar de destacar a atuação da Professora Elizabeth Esperidião, que já atuou como presidente da entidade em nosso estado, e atualmente integra o Departamento de Saúde Mental da entidade, em nível Nacional, e a enfermeira Ivete Santos Barreto, servidora técnica emérita da UFG, que também foi Presidente da ABEn GO e vice-Presidente da ABEn Nacional. Sobre essa trajetória conjunta, a professora Cynthia destacou a relevância das parcerias: “Acredito ser possível unir e estabelecer parcerias entre a FEN e a ABEn para a realização das publicações, além de buscar engajamento da Enfermagem goiana de um modo geral”.

Futuro

Maria Márcia afirma que assumir a presidência reforça valores centrais da sua trajetória profissional. “Expressa a coerência com os valores assumidos nesse caminhar: educação de qualidade, saúde e atendimento de enfermagem como direito de todos, trabalho digno, valorização da enfermagem e consolidação da ciência de enfermagem”. Ela defende a ideia de que os benefícios para a FEN são significativos, pois entende que a atuação na ABEn representa uma atividade de extensão universitária do mais elevado grau de importância, um exemplo de atuação extramuros  com forte impacto social.

Cynthia Assis destaca que suas perspectivas são as melhores, “considerando um plano prévio de possíveis publicações e pela parceria e engajamento da nova gestão. Além disso, me sinto otimista, animada e disposta a contribuir com a Associação. Espero que seja um tempo de aprendizado e construção e que juntos possamos avançar em direção a uma Enfermagem mais forte, mais unida e transformadora”.

Source: Comissão de comunicação FEN-UFG

Categories: Notícias Noticias