FEN esteve presente no 12º Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem
Evento, promovido pelo Coren-GO, destaca profissionais por sua excelência, ética e dedicação ao cuidado com a saúde da população goiana
Por Jayme Leno
No dia 31 de outubro, o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) realizou, no Garden Place Eventos, uma cerimônia em comemoração aos seus 50 anos de atuação. Durante o evento, foram homenageados 30 profissionais que se destacaram pelo compromisso, responsabilidade e contribuição ao cuidado em saúde no estado. Entre eles, esteve a professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG), Dra. Silvana de Lima Vieira dos Santos.
A homenagem integra o “12º Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem”, iniciativa que busca reconhecer trabalhadores indicados por responsáveis técnicos, coordenadores e diretores de unidades de saúde e instituições de ensino. A seleção evidencia a representatividade de uma categoria que reúne mais de 90 mil inscritos em Goiás, entre auxiliares, técnicos, enfermeiros e docentes.
Silvana relata que a indicação a emocionou profundamente. “Senti-me honrada e genuinamente tocada ao receber a indicação e a nomeação para esta premiação, pois representa o reconhecimento de um trabalho construído com responsabilidade e compromisso. Esse reconhecimento fortalece minha trajetória profissional, reafirma a relevância das ações que desenvolvo e inspira-me a seguir contribuindo com seriedade para o avanço da enfermagem. Além disso, renova meu entusiasmo para continuar promovendo melhorias e inovações na área”, celebra.
A premiação ressalta a importância das trajetórias profissionais e inspira novos integrantes da área, valorizando a contribuição de cada homenageado para o fortalecimento da Enfermagem. Sobre o reconhecimento, Silvana afirma que “o 12º Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem representa um reconhecimento público da dedicação, da qualidade do trabalho e do impacto de cada profissional no cuidado em saúde e na valorização da profissão”.
Também foram reconhecidas, pela liderança que exercem na categoria, outras 10 profissionais. Entre elas, duas docentes da FEN, a diretora da unidade, Dra. Camila Caixeta, e a professora e diretora-geral do SAMU Goiânia, Dra. Jacqueline Leão.
Reconhecimento
A premiação reconhece trabalhadores indicados por responsáveis técnicos, coordenadores e diretores de unidades de saúde e de instituições de ensino. Para além da representatividade de uma categoria com mais de 90 mil profissionais inscritos em Goiás, o prêmio reforça o impacto coletivo da enfermagem na rede de saúde. Sobre o processo de escolha, o conselheiro Secretário, Weverton Teodoro De Jesus, explica que o primeiro critério foi a regularidade profissional, inscrição ativa, situação financeira e eleitoral em dia e ausência de condenação ética.
“Na avaliação, considerou-se assistência baseada no processo de enfermagem, segurança do paciente, prática baseada em evidências, liderança, trabalho em equipe, qualificação, educação continuada, engajamento social e fortalecimento da profissão. Para quem atua no ensino, avaliamos o compromisso com a formação de qualidade, produção científica, metodologias ativas e avaliação positiva dos estudantes”, acrescenta o secretário.
Camila Caixeta reforça que “é extremamente importante quando a gente se vê reconhecida pelos colegas e pelo Conselho. Por ter sido diretora da Faculdade de Enfermagem, concluindo a gestão agora, e ao mesmo tempo ser eleita vice-reitora da UFG, eu acho que levo a enfermagem junto. Sinto-me extremamente feliz e com uma responsabilidade muito grande de representar nossos colegas, enfermeiros e enfermeiras, gerindo uma das maiores e melhores universidades desse país.”
Jacqueline também celebra o reconhecimento e relembra que essa conquista não é iindividual e sim algo construído em conjunto. “Receber esse reconhecimento, num momento tão simbólico, significa olhar para minha trajetória com gratidão – às pessoas que caminharam comigo e à enfermagem que me formou. Mas entendo que ele vai além de mim: representa a força da nossa profissão em Goiás e o compromisso de seguir avançando, com qualidade, protagonismo e ciência. Levo esse prêmio como uma responsabilidade coletiva”, comemora a diretora-geral do SAMU Goiânia.
“A iniciativa fortalece o reconhecimento e a motivação dos profissionais, contribui para a valorização da categoria e aproxima o Coren-GO dos inscritos e de suas instituições. O prêmio reforça o papel essencial da enfermagem para a saúde, a ciência e a sociedade”, complementa Werverton.
Source: Comunicação FEN UFG
