Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos realiza ação em alusão ao Dia D dos Cuidados Paliativos
Iniciativa foi realizada no Hospital das Clínicas/UFG para promover a conscientização e a educação sobre essa temática
Texto: Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos (LAMCP/FEN-UFG)
Em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, celebrado em outubro, a Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos (LAMCP) da Faculdade de Enfermagem da UFG realizou uma ação de extensão no hall de entrada do HC/UFG. A atividade ocorreu no dia 28 de outubro de 2025 (terça-feira), das 9h às 12h, com o tema “Árvore da Compaixão: Semear conhecimento e construir sentidos em Cuidados Paliativos”. A ação teve como objetivo promover a conscientização e a educação sobre essa temática entre pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, de forma acessível e acolhedora.
A Liga de Paliativos UFG é coordenado pela professora Dr.ª Silvana de Lima Vieira dos Santos em colaboração com a Equipe Suprema de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas (HC/UFG). O grupo reúne estudantes e profissionais da área da saúde na construção de atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Na ação ocorrida no dia 28, os ligantes abordaram pacientes, familiares e profissionais que circulavam pelo térreo do HC, convidando-os para um breve diálogo sobre Cuidados Paliativos. Aqueles que não conheciam o conceito receberam uma explicação introdutória sobre a prática, que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças ameaçadoras à continuidade da vida, por meio do alívio da dor e de outros sintomas, além de oferecer suporte emocional, social e espiritual ao paciente e à sua família.
A proposta incluiu uma dinâmica de “Mitos e Verdades”, na qual os participantes puderam refletir sobre ideias comuns relacionadas aos Cuidados Paliativos, muitas vezes marcadas por desinformação e estigmas. Ao final da atividade, cada pessoa foi convidada a escrever uma palavra ou pequena frase que representasse subjetivamente o significado dos CP e fixá-la na “Árvore da Compaixão”, símbolo coletivo da ação. O nome da árvore faz referência ao tema global do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos de 2025, definido pela Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA): “Vozes pela Compaixão: Elevando o Chamado Global pelos Cuidados Paliativos”.
Mais do que uma atividade de extensão, a iniciativa representou um encontro de conhecimento e afetos, reafirmando o compromisso da Liga com uma formação sensível, crítica e humana, capaz de reconhecer o valor do cuidado integral. A “Árvore da Compaixão” permanece como um símbolo dessa experiência, que convida profissionais da saúde e comunidade a refletir sobre o sentido do cuidar.
Source: Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos
