Entre o Uso e o Esquecimento: quando o objeto vira memória

Exposição resgata a memória da Enfermagem da UFG a partir de objetos históricos

Updated at 09/05/25 16:36 .

Curadoria faz parte do trabalho de conclusão da servidora técnica da FEN, Meire Nery

Texto Jayme Leno
Fotos Equipe de comunicação

Entre o Uso e o Esquecimento: quando o objeto vira memória
Apresentação da exposição para os visitantes.

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG) abre espaço para revisitar sua própria trajetória com a exposição “Entre o Uso e o Esquecimento: quando o objeto vira memória”, elaborada pela técnica administrativa da unidade, Meire Rute Santos Nery, como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso em Museologia. A mostra, iniciada nesta sexta-feira (05/09), estará aberta a toda a comunidade até a próxima quinta-feira (18/09), das 9h às 18h, no miniauditório da faculdade.

O ponto de partida da exposição foram os objetos guardados na Ala Florence — equipamentos e manequins que já não são utilizados no ensino, mas que carregam grande valor histórico. “Minha motivação foi mostrar que esses materiais contam parte da história da Enfermagem na UFG e merecem ser lembrados”, explica a curadora da exposição. A proposta surgiu ainda no início da graduação da técnica, quando ela pensava em sugerir a criação de um museu para a FEN. A ideia ganhou forma após orientação docente, resultando em um recorte mais específico que levou à seleção, catalogação e montagem do acervo em menos de um mês.

Entre o Uso e o Esquecimento: quando o objeto vira memória
Abertura da exposição com os profissionais da FEN.


A professora e vice-diretora da faculdade, Natália Del’ Angelo Aredes, prestigiou a abertura da iniciativa e ressaltou a alegria de presenciar a valorização da história da unidade, especialmente no ano em que a faculdade comemora seus 50 anos. “Essa exposição é importantíssima porque valoriza a história, preserva a memória e nos faz refletir sobre a relevância de preservar o patrimônio acadêmico e toda essa construção, que no passado foi parte do cuidado em saúde e também da educação para a formação de novos profissionais”, destacou a professora.

Ela complementou afirmando que se sente muito orgulhosa ao “ver que essa iniciativa é de uma servidora técnica administrativa da Faculdade de Enfermagem, que cuida e preserva esses materiais há tantos anos e que, hoje, com o olhar de quem estuda museologia, utiliza essa história e esses equipamentos para manter viva a memória da instituição.”

Entre o Uso e o Esquecimento: quando o objeto vira memória
Meire Neri apresentando seu trabalho.


De acordo com a autora do projeto, musealizar esses equipamentos significa transformá-los em memória viva: “Eles mostram como era o ensino antes e ajudam a valorizar a memória da Enfermagem”. O público poderá se conectar com os objetos de diferentes formas — seja por lembranças pessoais do tempo em que foram utilizados, seja pela reflexão sobre as mudanças no ensino ao longo dos anos.

Entre os maiores desafios da curadoria esteve a recuperação dos materiais, que se encontravam dispersos, sem registro e em más condições de conservação. A organização e a seleção demandaram cuidado para que cada peça representasse fielmente a trajetória acadêmica da FEN. 

Source: comunicação FEN

Categories: Notícias Noticias