Card - Nota de Repúdio

NOTA DE REPÚDIO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM À SITUAÇÃO DAS MATERNIDADES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA

Atualizada em 18/10/24 15:40.

Os membros do Conselho Diretor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG), representando professores, estudantes e técnicos administrativos, vêm a público demonstrar sua preocupação e indignação com a atual situação das três maternidades públicas de Goiânia: Hospital e Maternidade Dona Íris, Hospital Municipal da Mulher e Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara e Maternidade Nascer Cidadão. Desde 27 de agosto de 2024, a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (FUNDAHC), responsável pela gestão financeira das instituições, informou a suspensão dos serviços ambulatoriais e eletivos pelas maternidades, que passou a limitar o atendimento às urgências devido à falta de repasses financeiros pela Prefeitura de Goiânia, que acumula uma dívida de R$ 67 milhões com a fundação.

A crise nas maternidades públicas em Goiânia não é uma novidade. Em setembro do ano passado, as três maternidades públicas também suspenderam os atendimentos ambulatoriais e eletivos após mais de três meses de atrasos nos repasses pela Prefeitura de Goiânia.

A situação é alarmante. Os profissionais de saúde relatam falta de insumos básicos para assistência às gestantes, puérperas e recém-nascidos, como medicamentos (ex.: surfactante neonatal, furosemida); insumos variados como luvas, gorros, máscaras, seringas, álcool 70% e até papel toalha para secar as mãos. Também houve atraso no pagamento dos salários dos funcionários das instituições.

A crise no repasse de verba à prestação de serviços de saúde penaliza diretamente a população que requer atendimento de saúde materno-infantil, que é essencial para a vida e a saúde de milhares de pessoas em nosso município, e reforça os riscos desta situação para gestantes, puérperas e recém-nascidos.  Além disso, os profissionais de saúde também enfrentam dificuldades para prestar assistência à saúde adequada devido às condições precárias de trabalho.

O Hospital e Maternidade Dona Íris e o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara são campos de atividade prática e estágio da FEN-UFG por meio de convênio estabelecido com a UFG. Sendo assim, reconhecendo com perplexidade a crise das maternidades ao verificar a deterioração do serviço de saúde e os prejuízos na assistência às mulheres e crianças, a FEN requer providências.

É urgente que a Prefeitura de Goiânia regularize os repasses à FUNDAHC e forneça condições necessárias para garantir um atendimento seguro e de qualidade nas maternidades, de forma que atenda adequadamente às demandas da população.

CONSELHO DIRETOR DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

NOTA DE REPÚDIO

Fonte: CONSELHO DIRETOR DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Categorias: Notícias Noticias nota de repúdio