chines

Faculdade de Enfermagem da UFG conclui com sucesso visita da delegação da Universidade de Hebei com ciclo de palestras e atendimentos em Acupuntura e Tuiná

Updated at 09/10/24 17:20 .

As palestras e práticas em saúde focaram na metodologia oriental

Texto por Artur Narciso

No dia 10 de setembro a Faculdade de Enfermagem da UFG recebeu e concluiu com sucesso a visita da delegação da Universidade de Hebei da China. O evento incluiu palestras sobre cooperação acadêmica, extensão, pesquisa e inovação e um ciclo de palestras e atendimentos de Acupuntura e Tuiná.

A Professora Michele Dias da Silva Oliveira, coordenadora do Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde e do Centro de Diagnóstico e Tratamento em Medicina Tradicional Chinesa da FEN/UFG, destacou a importância do evento para os alunos e a interação cultural enriquecedora: "Nós tivemos a alegria novamente desse ano de receber a delegação chinesa da Universidade de Hebei, da China, e como sempre, foi muito proveitoso a presença dos nossos colegas chineses aqui. Primeiramente por conta da questão da divulgação da cultura chinesa e também da oferta das práticas. E também para os nossos alunos de enfermagem é de grande valia para eles entenderem um pouco do conceito, do processo de saúde e doença na visão oriental. É muito gratificante de ver o auditório cheio, nós estamos encerrando nossas atividades agora no segundo dia com muita gente no auditório e os alunos querendo participar.

A comunidade acadêmica e os interessados na Medicina Tradicional Chinesa tiveram a oportunidade de participar das atividades programadas, além disso aqueles que participaram das palestras receberam certificados. Ana Carolina, estudante de doutorado do Programa de pós-graduação em enfermagem e saúde pontuou sua experiência: "A experiência foi incrível, eles são muito receptivos, muito educados, sempre esperam o tempo pra gente se adaptar aquela técnica diferente, é maravilhoso. Além disso, o resultado é na mesma hora, é perfeito, você sente um alívio e se tiver sentindo dor, ela passa na mesma hora, eu super recomendo!"

china pt2 06

china pt2 05china pt2 02