Divulgado o selo comemorativo de 50 anos da FEN-UFG
Selo que celebra os 50 anos da FEN-UFG foi escolhido em edital especial.
Por Madson Rocha
Na última sexta-feira, dia 30 de agosto de 2024, ocorreu no miniauditório da FEN-UFG, a cerimônia de divulgação e premiação do edital 139 - Concurso do Selo Comemorativo "Faculdade de Enfermagem: 50 anos". A cerimônia foi conduzida pela diretora em exercício da FEN, Profa. Natália Del' Angelo Aredes, e contou com a participação especial de integrantes da comissão avaliadora e o vencedor do concurso.
A comissão trabalhou intensamente para garantir que o processo fosse participativo e transparente, culminando na publicação do edital em março, amplamente divulgado no site e nas redes sociais da FEN-UFG. O concurso contou com a participação de seis candidatos, cujas artes foram avaliadas de forma independente e anonimizada por uma comissão julgadora composta por sete especialistas, que analisaram os trabalhos com base nos critérios de criatividade, autenticidade, aplicabilidade e coerência. A Comissão Julgadora foi composta por:
- Claci Fátima Weirich Rosso: Diretora Executiva do Instituto Verbena da UFG, Diretora da FEN em gestão anterior (2018-2021), coordenadora do projeto FEN Memória e professora da FEN UFG.
- Flávia Maria Cruvinel: Vice-diretora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, com expertise em identidade visual.
- Izabete da Silva Ataíde: Técnica administrativa da FEN/UFG, com crachá de ouro na UFG, representando os técnicos administrativos.
- Juliana Barbosa e Queiroz: Diretora de Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação da UFG, com expertise em identidade visual.
- Mateus Costa Jaime: Presidente do Centro Acadêmico Andréa Ribeiro dos Santos (CAARS) FEN-UFG, representando os discentes.
- Milca Severino Pereira: Diretora da FEN (1994-1997) e Reitora da UFG (1998-2002, 2002-2006) em gestões anteriores, representando os professores sênior.
- Pablo Lisboa: Coordenador da Reitoria Digital, com expertise em identidade visual.
Profa. Natália Del' Angelo Aredes abriu o evento contextualizando o processo de criação do edital e o papel fundamental da Comissão de Comemoração do Selo 50 Anos, formada e aprovada em Conselho Diretor em janeiro de 2024, e que conta com estudantes, professores e técnicos para planejar e articular as ações e eventos comemorativos de aniversário de 50 anos da faculdade, que será comemorado em 2025. A organização do concurso para a escolha do selo, cujo objetivo foi engajar a comunidade interna e externa na definição da identidade visual desta importante celebração, foi a primeira ação da agenda.
Em seguida a Prof. Milca Severino Pereira, (diretora da FEN na gestão 1994-1997), representante dos docentes sênior, fez o uso da palavra e evidenciou a relevância do curso de Enfermagem para a UFG e como esta ação é uma forma de honrar quem atuou firmemente para que a FEN chegasse aos seus 50 anos de história, e agora como ela disse em sua fala: "Está vendo a história da FEN, pelo retrovisor".
A Prof Claci Fátima Weirich Rosso, (diretora executiva do Instituto Verbena da UFG diretora da FEN na gestão 2018-2021), Claci pontuou seu trabalho no FEN memória e a importância de registrar essas memórias para que a história não seja perdida com o tempo, além disso, a necessidade da FEN sempre se manter atualizada, inovadora e atuante.
O momento mais esperado da cerimônia foi a revelação do selo vencedor, projetado para todos os presentes. José Carlos Guimarães, autor da obra intitulada "Símbolos da Enfermagem", explicou os conceitos e inspirações que motivaram sua criação. A arte vencedora será utilizada em documentos e materiais oficiais até o próximo aniversário, como forma de lembrar os 50 anos de história e excelência da FEN UFG.
Em suas palavras, a atual Diretora em exercício da FEN, Natália Del' Angelo Aredes, comenta “a importância e o compromisso da Faculdade de Enfermagem em promover espaços de valorização da história da unidade acadêmica, construída com a participação de muitas pessoas que, no passado, no presente e inspirando o futuro, se dedicam à excelência da educação em enfermagem e ao cuidado à saúde”.
Fonte: Comissão de Comunicação