NUCLAIDS promoveu testagem rápida para população em situação de rua
Testes de ISTs aconteceram no Setor Leste Universitário
Texto: Artur Narciso
Foto 01: Enfermeiras testando pessoas em situação de rua
No último dia 13 de maio, o NUCLAIDS participou da segunda edição do Programa Registre-se! O evento, que faz parte da Semana Nacional do Registro Civil em Goiás, visou atender diversas camadas da população, promovendo acesso a serviços essenciais. O Registre-se! segue as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), priorizando nesta edição a população em situação de rua, a comunidade indígena e a população carcerária, visando garantir a inclusão e o acesso aos direitos civis a todos os segmentos da sociedade.
O Registre-se! faz parte do Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, criado pela Corregedoria Nacional de Justiça, sob a gestão do ministro Luis Felipe Salomão, através do Provimento nº 140/2023.
Foram oferecidos vários serviços, como emissão de certidões de nascimento, CPF, Identidade Nacional e ID Jovem, um documento virtual gratuito que concede acesso a diversos benefícios para jovens de baixa renda. Também houve distribuição de roupas e sapatos arrecadados pela Corregedoria, visando proporcionar um suporte mais amplo àqueles que buscam assistência.
O NUCLAIDS, parceiro desde a primeira edição, ofereceu cuidados de verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, educação em saúde sobre autocuidado, cidadania e prevenção das IST/HIV/AIDS. Ainda, foram realizadas testagem para as infecções pelo HIV, hepatite B e C e sífilis. Os casos positivos foram imediatamente encaminhados para tratamento e acompanhamento. Ao todo, foram realizados mais de 600 atendimentos. A atividade está inserida no Programa COMUNIDADE RUAS vinculada a Rede PNVS-Comunidade da Política Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Source: Comissão de Comunicação FEN/UFG