Em Brasília, Direção da FEN integrou representação da UFG na assinatura do convênio "Saúde Brasil-Angola"
Protagonismo de grandes ações
Texto: Júlia Amorim
Foto 1: Na ponta esquerda, a reitora, prof.ª Angelita Pereira de Lima; logo após, a ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta; ao meio, a ministra da Saúde, Nísia Trindade; e, na ponta direita, a vice-diretora da FEN, prof.ª Natália Aredes
No dia 23 de abril, em Brasília, foi firmado o Termo de Cooperação Brasil-Angola, entre o Ministério da Saúde do Brasil e o Ministério da Saúde de Angola. Na solenidade, a UFG foi representada pela reitora, prof.ª Angelita Pereira de Lima; pela vice-diretora da FEN, prof.ª Natália Del' Angelo Aredes; e, pelo secretário e secretário adjunto de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG, Vicente Rocha e Hugo Ginú, respectivamente.
O evento marca uma parceria entre os países que envolve os ministérios, as universidades públicas brasileiras e seus hospitais, com o objetivo de formação de milhares de profissionais da saúde de Angola. O compromisso firmado decorreu de reuniões e comitivas, incluindo os presidentes da república de ambos os países e tem vigência até 2027, promovendo troca de saberes e experiências entre Brasil e Angola.
A FEN compõe a comissão organizadora da UFG nesta cooperação e junto de outras unidades acadêmicas da saúde ofertará vagas em diversos cursos de extensão, especialização e mestrado para profissionais de saúde angolanos, com a participação de diversos professores e em temas variados, atendendo às necessidades de formação de Angola. Fortalecendo, assim, a Universidade com união de conhecimento e colocando a FEN no protagonismo de grandes ações.
Participaram da Mesa Diretiva do evento as ministras da saúde dos dois países, Nísia Trindade (Brasil) e Sílvia Lutucuta (Angola); a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto; a secretária geral das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha; o diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Ruy Pereira; o Presidente da EBSERH, Arthur Chioro; e o representante ministro da Educação, Camilo Santana. Também estiveram presentes os profissionais de saúde de Angola, Tomás, Nelson Elias e Delfina Marques.
Foto 3: Na ponta esquerda, o secretário de Planejamento da UFG Vicente da Rocha Soares Ferreira
Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG