Seminário PNVS Comunidade

Em Brasília, docentes representaram projetos da Faculdade de Enfermagem no Seminário Nacional da PNVS Comunidade

Atualizada em 15/04/24 21:32.

Nuclaids e Vigihans presentes

Texto: Júlia Amorim

Foto 02: Prof. Marcos de verde e prof.ª Nayara ao centro

Nos dias 5 e 6 de abril, ocorreu o Seminário Nacional da PNVS Comunidade, sediado na Universidade de Brasília (UnB). A PNVS é um importante programa de fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde, com visibilidade para ações de extensão universitária para as comunidades, principalmente populações vulneráveis. Os professores da Faculdade de Enfermagem, Marcos André de Matos e Nayara Vieira, representaram, respectivamente, os projetos Nuclaids (Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em Doenças Infecciosas com Ênfase nas IST/HIV/AIDS) e Vigihans (Que Mancha é Essa?).

O Nuclaids participou como projeto bolsista, o qual foi intitulado de Comunidade Ruas: Projeto Integrado de Vigilância em Saúde e Cuidado Integral à Saúde da População em Situação de Rua em Goiás. Fez parte da linha de ação 2, com enfoque na Vigilância em Saúde e as Políticas de Equidade. O projeto Vigihans, foi realizado em 2023 e possui grande possibilidade de ampliação para 2024, com três perspectivas centrais: Educação em saúde nas redes sociais, por meio do @vigihans.ufg; Capacitação de ACS ; e, Rastreamento domiciliar de sintomático dermatológico. No PNVS, fez parte da linha 6 de ação, com enfoque na Vigilância Epidemiológica, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e os Laboratórios Centrais e Saúde.

Os professores da FEN, Marcos André de Matos e Nayara Vieira, representaram a FEN/UFG neste momento de integralização e partilha de saberes. A participação dos projetos no Seminário da PNVS Comunidade evidenciam a importância da extensão e pesquisa universitária.

Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG