Card - Ações do Janeiro Roxo

Projeto de extensão "Que Mancha é Essa?" promove ações durante a campanha do Janeiro Roxo

Atualizada em 29/01/24 12:43.

Conscientização e combate a hanseníase

Texto: Jéssica Santos e integrantes do projeto

Janeiro Roxo Itapuranga 01

Foto 01: Ação em Itapuranga

Ao longo do mês de janeiro, diversas atividades foram realizadas pelo projeto de extensão da Faculdade de Enfermagem Vigihans (Que Mancha é Essa?). Nos dias 18 e 19, no município de Itapuranga (GO), foram promovidas capacitações sobre hanseníase para os profissionais de atenção primária. Como parte das ações da campanha dedicada ao combate à hanseníase, as capacitações tiveram o objetivo de desenvolver a habilidade de identificar casos dermatoneurológicos da doença, possibilitando o diagnóstico e tratamento precoce, quebrando assim a cadeia de transmissão.

Janeiro Roxo Itapuranga 03

Janeiro Roxo Itapuranga 02

Fotos 02 e 03: Ação em Itapuranga

Em parceria com a prefeitura, o evento contou com a participação de 17 médicos e enfermeiros, além de 60 Agentes Comunitários de Saúde. Durante a ação, foi utilizada a metodologia ativa de simulação clínica a fim de instigar a participação e melhorar o aprendizado, contribuindo para a superação do estigma associado à doença, muitas vezes ainda envolta em preconceitos.

Janeiro Roxo Itapuranga 04

Janeiro Roxo Itapuranga 05

Fotos 04 e 05: Ação em Itapuranga

Além disso, em colaboração com o Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Doenças Transmissíveis e Agravos à Saúde Humana (NECAIH), a FEN foi toda decorada em prol da campanha. A ação visa estimular a curiosidade de toda a comunidade em relação à doença negligenciada, ampliando dessa maneira o debate acerca do tema.

Janeiro Roxo Decoração FEN 01

Janeiro Roxo Decoração FEN 02

Fotos 06 e 07: Decoração na Faculdade de Enfemagem

Ainda, dentro dos princípios do Janeiro Roxo, que visa sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, a docente da FEN, prof.ª Dra. Nayara Figueiredo, esteve presente no Seminário Nacional de Hanseníase, promovido pelo Ministério da Saúde, em Brasília, nos dias 23 e 24 de janeiro. Sob a temática “Compartilhando Desafios: Janeiro Roxo 2024 - Uma Jornada de Inclusão em Hanseníase”, o evento teve como objetivo o compartilhamento de experiências, desafios e a promoção do debate alinhado à Estratégia Global de Hanseníase 2021-2030. Na ocasião, a prof.ª apresentou o tema “Comunicar para prevenir e cuidar: Desafios e Estratégias na Abordagem da Hanseníase”, que aborda as principais formas de intervenção sobre a doença a partir do uso de metodologias ativas de aprendizado.

Janeiro Roxo Seminário MS 01

Janeiro Roxo Seminário MS 02

Janeiro Roxo Seminário MS 03

Janeiro Roxo Seminário MS 04

Fotos 08, 09, 10 e 11: Seminário Nacional de Hanseníase

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias