Card - Eventos do PPGENFS_Saúde do Trabalhador

PPGENFS promoveu eventos sob o tema "A construção e tradução do conhecimento voltado à saúde do trabalhador da saúde"

Atualizada em 21/12/23 13:58.

Integração com a comunidade internacional

Texto e fotos: Organização do Evento

Foto 01 - Eventos do PPGENFS_Saúde do Trabalhador

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), com o Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em doenças infecciosas com ênfase nas IST/HIV/Aids (NUCLAIDS) e com o Grupo Tordesillas (uma rede de universidades do Brasil, de Portugal e Espanha) promoveram o V Congresso Internacional Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências, a XVI Mostra Científica, Cultural e de Extensão e o III Seminário Internacional do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas e do Colégio Doutoral Tordesillas Enfermagem.

Os três eventos ocorreram simultaneamente, em formato híbrido, e abordaram o tema “A construção e tradução do conhecimento voltado à saúde do trabalhador da saúde”, buscando promover o diálogo sobre as possibilidades de redução das iniquidades no contexto laboral e a respeito da educação permanente e da qualidade de vida no trabalho a partir da troca de experiências nacionais e internacionais. Os eventos foram sediados na Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e transmitidos pelo canal da FEN, no youtube. Além de palestras, debates e mesas redondas voltados para a construção de saberes, os eventos promoveram minicursos sobre a utilização de softwares de captura de dados eletrônicos para pesquisa e de redação de artigos científicos.

Foto 02 - Eventos do PPGENFS_Saúde do Trabalhador

O V Congresso Internacional Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências e a XVI Mostra Científica, Cultural e de Extensão são eventos científicos que buscam reunir a comunidade científica, os profissionais que atuam na área da saúde e de Enfermagem, gestores e a sociedade civil para a discussão de estratégias que subsidiem a produção e tradução de conhecimento baseado em evidências científicas, tecnológicas e de inovação para o enfrentamento dos desafios mundiais no atual contexto.

Já o Seminário Internacional do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas e Colégio Doutoral Tordesillas é um evento tradicional, promovido pelo Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas (PEGT) e pelo Colégio Doutoral Tordesillas Enfermagem (CDTE), com a participação de Universidades dos países que integram a rede acadêmica – Brasil, Espanha e Portugal. Considerando a relevância da temática para a ciência e para a enfermagem, a 3ª edição abordou o tema central “Saúde do Trabalhador para o Desenvolvimento Sustentável”, numa referência ao oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU) 2030, “Trabalho decente e crescimento Econômico”.

Participaram dos eventos, além de docentes do PPGENFS e do PPGCS, a intercambista Ingrid Jocelyn Jimenez Rodriguez (Universidade Autónoma do México), as estudantes de mestrado (PPGENFS), Eliana Catalina López Sambul (Honduras) e Teresa Mutemba Vilanculo (Moçambique), que abordaram a Saúde do Trabalhador em seus países de origem. A perspectiva brasileira foi trazida ao debate pelo estudante de mestrado Kennedy Feliciano (PPGENFS). Destacou-se também a palestra intitulada “Da Concepção à Inclusão de um Diagnóstico de Enfermagem na NANDA Internacional”, ministrada pelo Dr. Reinaldo Gutiérrez Barreiro, da Universidad Surcolombiana.

Foto 03 - Eventos do PPGENFS_Saúde do Trabalhador

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG