Coordenadora de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da FEN, participa da Conferência Internacional de Formação em Enfermagem na Espanha.

Coordenadora do PPGENFS participou da Conferência Internacional de Formação em Enfermagem na Espanha

Atualizada em 29/11/23 09:32.

Compromisso e colaboração internacional na formação e prática de Enfermagem

Texto: Jéssica Santos e PPGENFS

Conferência Internacional de Formação em Enfermagem

Representando a comunidade da Faculdade de Enfermagem (FEN), a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS), a prof.ª Ana Elisa Bauer, participou da XVII Conferência Iberoamericana de Formação em Enfermagem, organizada pela Associação Latinoamericana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), entre os dias 23 a 27 de outubro, em Granada, na Espanha.

O evento representa um importante fórum para a região Ibero-América, abordando questões nos âmbitos sanitário, político, social e cultural. O seu propósito principal é promover a reflexão sobre o avanço da educação e a produção de conhecimento, visando estabelecer estratégias globais para a construção de um contexto ibero-americano de cuidado e bem-estar das pessoas.

Durante a conferência, a prof.ª Ana Elisa coordenou a XVII Reunião da Rede Internacional de Enfermagem e Segurança do Paciente, apresentando três trabalhos científicos derivados de pesquisas realizadas no PPGENFS/FEN/UFG. Os estudos abordaram questões cruciais para a prática de Enfermagem e contribuíram para o compartilhamento de conhecimento no cenário internacional.

Conferência Internacional de Formação em Enfermagem

Além disso, a coordenadora representou também a direção da FEN durante a Assembleia Geral Ordinária da ALADEFE. A Faculdade de Enfermagem da UFG é membro ativo da Associação desde 2009, e desempenha um papel fundamental nas discussões sobre o papel histórico-social da profissão e sua contribuição para o desenvolvimento da saúde na América Latina. Portanto, sua representação da direção da unidade na Assembleia Geral, reforça o compromisso da instituição em identificar e superar desafios dentro da profissão, além de buscar cooperação técnica entre países em desenvolvimento para aprimorar a prática de enfermagem e a formação de enfermeiros na região.

Conferência Internacional de Formação em Enfermagem

Ademais, a professora tem realizado articulações com as Escolas e Faculdades de Enfermagem da Iberoamérica, visando fortalecer a pós-graduação em enfermagem por meio de intercâmbios e cooperações, promovendo o compartilhamento de melhorias práticas e enriquecendo a formação dos profissionais de saúde.

Por fim, podemos afirmar que a participação da prof.ª Ana Elisa na conferência internacional destaca a relevância da FEN/UFG no cenário global, reafirmando o compromisso da instituição com a excelência na formação e na prática da Enfermagem, bem como com a colaboração internacional para o avanço contínuo da profissão.

Fonte: Comissão de Comunicação