
Inaugurado na Faculdade de Enfermagem o Centro de Diagnóstico e Tratamento de Medicina Tradicional Chinesa
Em parceria com a Universidade de Medicina Chinesa de Hebei
Texto: Roberta Freitas
Na tarde de ontem (30/10) foi inaugurado o Centro de Diagnóstico e Tratamento de Medicina Tradicional Chinesa, na Ala Florence Nightingale da Faculdade de Enfermagem da UFG, através de uma parceria da Universidade Federal de Goiás com a Universidade de Medicina Chinesa de Hebei (UMCH). O evento de inauguração contou com a presença da reitora da Universidade de Hebei, Gao Weijuan, junto a professores da instituição. Além da presença da vice-governadora da Província de Hebei, Jin Hui e da secretária geral adjunta do governo da província de Hebei, Zhao Rui. Esteve presente, o vice-reitor da UFG, prof. Jesiel Freitas Carvalho e autoridades da universidade.
O Centro de Diagnóstico recebeu a doação de diversos equipamentos e insumos, vindos da Universidade de Hebei, para a realização dos atendimentos.
A direção da FEN presenteou os visitantes com obras de artesanato de artistas plásticos goianos. A reitora recebeu um Pé de Ipê, obra da feira do cerrado, e os demais visitantes ganharam bonecos de artesanato que representam os Povos Kalungas. A diretora da Faculdade de Enfermagem, profº Camila Cardoso Caixeta, também foi presenteada com uma lembrança que remete à cultura chinesa e a UMCH.
Em seu discurso na cerimônia, a diretora da FEN, prof.ª Camila Caixeta, comentou sobre a importância dessa inauguração. "Este evento é um marco histórico que reflete todo o comprometimento de muitas pessoas que tornaram isso possível. A jornada do Ambulatório PICS é um testemunho de como a determinação, a colaboração e a transformação podem gerar impactos profundos. A parceria do Instituto Confúcio, da Abenah e da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa em Hebei, expandiu nossas fronteiras e possibilitou a oferta de cuidados de saúde ricos em cultura e holisticamente enriquecedores para nossos pacientes. Essa inauguração de hoje representa um novo capítulo nessa jornada. Estamos prestes a nos tornar um farol da Medicina Tradicional Chinesa em Goiás e em todo o Brasil. Obrigado a todos que fizeram parte desta jornada, desde nossa dedicada equipe até nossos generosos parceiros e, especialmente, nossos pacientes que confiam em nós. Juntos, criamos algo verdadeiramente extraordinário."
Após a cerimônia, todos os participantes foram convidados para o descerramento da placa de inauguração e para conhecer as salas do centro de diagnóstico, disponibilizadas para a realização dos atendimentos.
Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG