Card - Integrantes da Liga Doa Goiás são homenageados pela Assembleia Legislativa do estado

Liga Doa Goiás foi homenageada pela Assembleia Legislativa do estado

Atualizada em 20/09/23 10:16.

Setembro Verde e a importância da doação de órgãos

Texto: Eduardo Almeida

Foto 01 - Integrantes da Liga Doa Goiás são homenageados pela Assembleia Legislativa do estado

Foto 02 - Integrantes da Liga Doa Goiás são homenageados pela Assembleia Legislativa do estado

Na manhã de ontem (19), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a Liga Acadêmica de Doação e Captação de Órgãos para Transplantes da Faculdade de Enfermagem recebeu o Certificado do Mérito Legislativo. Atuantes na causa, estudantes membros e a coordenadora da liga acadêmica, prof.ª Regiane Barreto, estiveram presentes para o reconhecimento dos trabalhos realizados.

Proposta pela líder do Governo na casa, o deputado Wilde Campão, a homenagem faz alusão ao Setembro Verde, campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Em nota, a Liga Doa ressaltou o papel da sensibilização da população junto ao compromisso de salvar vidas por meio da doação. Também foi pontuado a segurança do processo, tendo em vista que a doação de órgãos ocorre com protocolos rigorosos incluindo o diagnóstico de morte encefálica, a autorização familiar, a avaliação dos órgãos, além da realização de exames de compatibilidade para prováveis receptores.

Durante todo ano, mas especialmente em setembro, várias ações são realizadas pela liga com objetivo de romper os estigmas que ainda existem em relação ao processo, embasando-se no conhecimento científico e articulando o tripé ensino, pesquisa e extensão. Recentemente, a Liga Doa Goiás esteve presente no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) e na UniAraguaia para atividades nesse sentido, além disso, na última quinta-feira (14), promoveram panfletagem de sensibilização nas dependências do Câmpus Colemar Natal e Silva da Universidade Federal de Goiás.

Foto 01 - Sensibilização no estacionamento da UFG

Foto 03: Ação no estacionamento do Câmpus Colemar

Foto 02 - Sensibilização Hugol

Foto 04: Ação no Hugol

Foto 03 - Sensibilização UniAraguaia

Foto 05: Ação na UniAraguaia

Celebrado no o próximo dia 27, o Dia Nacional da Doação de Órgãos ressalta que além da doação, toda sociedade pode ser aliada da campanha e contribuir compartilhando informações de qualidade sobre o processo.

Para mais informações, acompanhe a Liga Doa Goiás no Instagram

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG