Card - Doutoranda do PPGENF foi entrevistada pelo programa Mundo UFG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem foi entrevistada pelo programa Mundo UFG

Atualizada em 08/08/23 17:31.

Ressaltando o Agosto Dourado

Texto: Julianna Malagoni

Foto - Doutoranda do PPGENF foi entrevistada pelo programa Mundo UFG

No Dia Internacional da Amamentação (01 de agosto), a enfermeira Jessica Cecilio, doutoranda pelo PPGENF/UFG, foi convidada pelo programa “Mundo UFG” para um bate-papo a respeito do fenômeno "amamentação". Na oportunidade, a estudante contou também sobre sua pesquisa de doutorado que foi contemplada recentemente com financiamento internacional pela Mayo Clinic e University of Wisconsin – Eau Claire e bolsa de Doutorado Sanduíche CAPES nos Estados Unidos.

Jessica lembrou que na década de 1992, a Organização Mundial de Saúde, em parceria com a UNICEF, concebeu o “Agosto Dourado”, o que desde então tornou-se uma campanha de proteção e valorização do aleitamento materno.

A estudante, sob orientação da Drª. Flaviana Vely Mendonça Vieira, destacou que o leite humano é reconhecido na literatura científica por suas inúmeras qualidades nutricionais, mas, mais que isso, por sua capacidade única de modular fatores hormonais e imunológicos maternos que são capazes de proteger a saúde infantil a curto e a longo prazo. "Apesar de seus incontáveis benefícios, a amamentação deve ser compreendida como um fenômeno complexo, multifacetado e que envolve questões sociais, políticas, raciais, culturais e econômicas. Historicamente, a priorização do aleitamento materno sofre inúmeros desafios que tornam relevante a discussão e problematização desse tema em todos os espaços da sociedade", reforça.