
Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem recebe novos financiamentos
Docente e doutoranda partem para os EUA em setembro
Texto: Eduardo Almeida e Julianna Malagoni
Foto 01: Doutoranda Flávia Silva e Oliveira e a prof.ª Flaviana Vieira
O projeto de pesquisa "Fatores determinantes maternos na concentração de melatonina e IgA secretora na amamentação" desenvolvido pela docente da FEN, prof.ª Flaviana Vieira, e pela doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Flávia Silva e Oliveira, foi contemplado com mais dois financiamentos.
Anteriormente, o trabalho foi contemplado com uma bolsa de pós-doutorado e doutorado sanduíche do Edital PECI. Agora, recebeu o financiamento do CNPq (chamada 18/2021) e também o financiamento internacional para replicação da proposta do trabalho com mulheres no pós-parto de Eau Claire, Wisconsin. A parceria conta com a docente da UWEC, Dra. Dalete Delalibera Correa De Faria Mota, e com os pesquisadores Ganesh Namachivayam, Karen Muhre e Jose Rico, da Mayo Clinic Health System in Northwestern Wisconsin.
As pesquisadoras, integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cuidados à Saúde Humana com Abordagem Clínica (NECAC), produziram o estudo em parceria com o Instituto de Química da UFG, por meio do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (LaCEM).
Com a ida para os Estados Unidos marcada para setembro deste ano, docente e doutoranda pretendem realizar a avaliação da melatonina no leite materno em amostras coletadas no país de destino, avaliando a sazonalidade desse bioativo. Além disso, serão desenvolvidas atividades voltadas ao ensino e à pesquisa.
Confira aqui a publicação anterior sobre o projeto de pesquisa.
Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG