Sala de Vacinas

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem como objetivo organizar a política nacional de vacinação, coordenar as ações de imunizações e propor estratégias que viabilizem altas coberturas vacinais . A despeito de diversas estratégias e empenhos para manter níveis substanciais de cobertura vacinal, estas ainda revelam heterogeneidade. A expansão das coberturas vacinais pode ser alcançada mediante a melhoria do acesso aos serviços e o aumento das oportunidades de vacinação.

Em novembro de 2021, a sala de vacinas da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) foi inaugurada com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade à vacinação e formar profissionais de saúde com maior competência técnica, científica e gerencial para atuar no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A sala é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia-Goiás, por meio de um termo de cooperação técnica no qual a FEN/UFG disponibiliza infraestrutura, equipamentos e recursos humanos, enquanto a SMS fornece insumos e vacinas. No momento, a sala oferece vacinas para as campanhas contra a COVID-19 e Influenza, bem como as vacinas de rotina para adolescentes, adultos e idosos (dT, dTpa, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, meningite ACWY, HPV). A sala de vacinas FEN/UFG atende não apenas a comunidade da UFG, mas também a comunidade em geral, funcionando de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h.

Em dois anos de operação, a sala de vacinas FEN/UFG administrou mais de 35 mil doses de vacinas, com a demanda mais expressiva registrada nos meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, quando mais de 9 mil doses foram aplicadas, a maioria delas referente às vacinas contra a COVID-19. Além da vacinação no local, a Sala de Vacinas FEN/UFG realiza diversas atividades de extensão, incluindo a vacinação extramuros para atender principalmente populações de difícil acesso e vulneráveis. Durante esses dois anos, foram realizadas aproximadamente 40 ações de extensão em diferentes locais.

A sala de vacinas da FEN/UFG tem proporcionado benefícios multifacetados. Durante a pandemia da COVID-19, ampliar o acesso da população a um serviço de vacinação humanizado e de qualidade favoreceu o aumento da cobertura vacinal, especialmente para as vacinas contra a COVID19 e influenza. Ademais, neste espaço, os estudantes de enfermagem e de outros cursos da área da saúde, tanto de graduação quanto de pós-graduação, têm um serviço de saúde dentro da universidade que promove aprendizado por meio da integração do conhecimento teórico com a realidade prática, articula ensino e extensão, e favorece a interdisciplinaridade de saberes, formando profissionais com excelência para o cuidado integral à população.

A implementação da sala de vacinas FEN/UFG promove a formação de enfermeiros com excelência para o cuidado à saúde humana e para atuação na coordenação e execução das ações de vacinação do PNI. Está sendo estruturada para se tornar uma referência nacional e internacional na produção e divulgação do conhecimento científico da enfermagem na área de imunização, com impacto no desenvolvimento social e no aprimoramento da atenção à saúde.

Acesse a última atualização sobre a vacinação na FEN/UFG.