Reunião dos egressos - Card

Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Enfermagem realizou reunião com estudantes egressos

Atualizada em 25/01/23 13:26.

Enfermeiros graduados entre os anos de 1996 a 2020

Texto: Roberta Freitas

Reunião dos egressos - foto 1

Na última quinta-feira (19/01) foi realizada a Reunião com os egressos da Faculdade de Enfermagem, com a presença de formandos que atuam na gestão e docência, em instituições públicas e privadas de Goiânia e região metropolitana. Além desses, estiveram presentes os membros do NDE e Direção da FEN.

O evento faz parte das ações do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para a elaboração do novo Projeto Pedagógico de Curso que entrará em vigência no ano de 2024, que visa conhecer as opiniões dos egressos acerca de sua formação e compartilhar experiências profissionais, considerando as diversas áreas de atuação dos participantes.

O objetivo da reunião era captar percepções, os participantes foram convidados a responder perguntas disparadoras sobre a formação que tiveram na FEN e sobre quais competências devem ser fortalecidas na formação de novos enfermeiros. Os convidados abordaram os aspectos relevantes de sua formação, os pontos de melhoria e fizeram sugestões em um debate aberto e com ampla participação.

Reunião dos egressos - foto 3  Reunião dos egressos - foto 22

Ao final, foi construída uma nuvem de palavras com as principais competências que os egressos percebem ser preciso enfatizar na formação dos novos enfermeiros que, junto com síntese da reunião, agrega elementos que o NDE vem construindo coletivamente com professores e estudantes ao longo dos últimos dois anos .

A docente Patrícia Tavares, presidente do NDE, deu seu depoimento sobre o evento. "O encontro superou as expectativas do NDE. Ficamos muito felizes em dialogar com os egressos, ver o compromisso deles com o fortalecimento de nossa profissão, sua abertura para compartilhar suas experiências em seus campos se atuação e sua disposição para estreitar ainda mais as relações entre a instituição de ensino e os serviços de saúde dos quais fazem parte. As ricas reflexões geradas por esse encontro, confirmaram que estamos no caminho nesse processo de elaboração do novo PCC."

A Direção da FEN também comentou sobre o assunto. "Entende-se que a aproximação dos egressos retornando à FEN é fundamental para a troca de saberes entre gerações, novos olhares sobre os desafios de formação e integração. Este encontro está articulado ao projeto Para Sempre FEN, da Gestão 2022-2025, e reforça que a FEN está sempre aberta para receber de volta todos aqueles que um dia passaram por aqui, mas que continuam fazendo parte da história da faculdade. É muito bom agregar as percepções desses profissionais sobre as demandas de educação dos enfermeiros, sobre o currículo da FEN- como foi e como pode ser- e discutir a integração ensino-serviço."

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG