Card - Viagem aos EUA prof.ª Ana Elisa

Em viagem aos Estados Unidos, docente representou a Faculdade de Enfermagem em encontros internacionais

Atualizada em 25/11/22 13:18.

Apresentações de trabalhos científicos também foram feitas

Foto 01 - Viagem aos EUA prof.ª Ana Elisa Foto 02 - Viagem aos EUA prof.ª Ana Elisa 

A docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Ana Elisa Bauer de Camargo Silva, esteve em Miami no período de 06 a 10 de novembro. Durante estes dias, a professora participou do XVII Colóquio Pan-Americano de Pesquisa em Enfermagem, encontro que tem por objetivo discutir assuntos fundamentais para a enfermagem mundial. Neste ano, o colóquio teve como tema "Construindo o Futuro da Enfermagem para a Saúde Universal", que ressaltou o potencial das colaborações em pesquisas internacionais para apoiar a meta de desenvolvimento sustentável da Organização Mundial da Saúde (OMS), visando a cobertura universal da saúde.

No evento, além de participar de reuniões, conferências e palestras relevantes, a docente representou a ciência brasileira e goiana com a apresentação dos trabalhos científicos intitulados "Omissão de cuidados de enfermagem pela percepção dos pacientes: versão brasileira do miscare survey" e Avaliação da segurança do paciente na atenção primária à saúde: adaptação à cultura brasileira", desenvolvidos pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Enfermagem.

Em atividades de pré-colóquio, que ocorreram nos dias 06 e 07, a docente participou da XV Reunión de Redes Internacionales de Enfermería, que constitui em rede estratégica de articulação, cooperação e sinergia entre pessoas, instituições, projetos e organizações interessadas no estudo e qualificação da assistência de enfermagem. O encontro foi em prol da resolução dos problemas prioritários de saúde das nações das Américas, bem como em outras partes do mundo, contribuindo para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. 

Foto 03 - Viagem aos EUA prof.ª Ana Elisa Foto 04 - Viagem aos EUA prof.ª Ana Elisa

Na manhã do dia 07, a professora participou da Assembleia da Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE), organização internacional que promove espaço para o encontro da comunidade acadêmica de enfermagem do México e das regiões da América Central, América do Sul e Península Ibérica. A Faculdade de Enfermagem é filiada à associação desde setembro de 2019, quando a unidade acadêmica ampliou sua participação e discussão de políticas para a formação de enfermeiros no âmbito internacional. Já na tarde deste mesmo dia, a docente participou da Reunião da Red Internacional de Enfermería y Seguridad de Pacientes (RIENSEP), que fez discussões sobre temas e soluções emergentes para melhoria da qualidade e segurança da assistência à saúde. A professora é líder do NEGISP, núcleo que desenvolve estudos na área da segurança do paciente. 

Comentando sobre os encontros internacionais, a docente ressaltou a relevância da oportunidade. "Pude, como coordenadora de programa de pós-graduação, docente e pesquisadora, representar a FEN/UFG em importantes espaços de discussão e decisão para a enfermagem mundial, colaborar com a UFG no cumprimento de sua missão, ao poder socializar meu conhecimento com demais enfermeiros do mundo e ampliar meu saber, tornando-o melhor dentro da minha área de atuação". 

A professora Ana Elisa, em sua fala, também comentou sobre a importância de compartilhar esses conhecimentos com os estudantes da Faculdade de Enfermagem e da oportunidade que teve em divulgar a pesquisa desenvolvida pela FEN em um colóquio internacional. "Por meio da apresentação e publicação dos meus trabalhos de pesquisa, o nome da FEN/UFG foi divulgado como uma instituição que apoia e auxilia no desenvolvimento de pesquisas e qualificação de seu corpo docente. A presença em espaços como esses possibilita encontros com líderes mundiais, enfermeiros, professores e gestores de instituições de saúde e de faculdades de enfermagem do Brasil e de outros países, colocando a Faculdade de Enfermagem em evidência. 

Foto 05 - Viagem aos EUA prof.ª Ana Elisa

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias