Card - Um ano da Sala de Vacinas

Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem completa um ano de atividade neste dia 08 de novembro

Updated at 11/10/22 10:38 .

Mais de 25 mil doses aplicadas. Saiba mais sobre o projeto

Hoje (08/11), o projeto que contribui com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Enfermagem, comemora seu primeiro ano de atividade. Desde a inauguração da Sala de Vacinas em novembro de 2021, foram ministradas 25.759 doses, sendo realizadas as campanhas Convid-19, Influenza, Tríplice Viral e Meningocócica C.

Ao longo desse período, a Sala de Vacinas vem se tornando um importante espaço de aprendizagem dentro da Faculdade de Enfermagem, para estudantes da FEN, de outras unidades acadêmicas da UFG e também de outras universidades. Atividades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas (HC-UFG), por exemplo, foram realizadas e os estudantes de outros cursos puderam atuar na continuidade de suas formações com articulação no contexto da atenção primária à saúde.

Foto - Conclusão de residência na Sala de Vacinas da FEN Foto 01 - Van da Vacina no primeiro dia de matrícula da UFG

Estudantes concluindo a residência multiprofissional / Estudantes com a Van da Vacina da SMS no Câmpus Samambaia

Foto 01 - Ação de Vacinação ITA  Foto 01 - Ação de vacinação de testagem rápida no primeiro dia de aulas da ufg

Ação de vacinação na empresa ITA Transportes / Ação de Vacinação no início do semestre 2022/1

Durante o ano de 2022, diversas ações de vacinação foram realizadas com a Faculdade de Enfermagem presente em atividades da universidade, como na realização das matrículas, no retorno das aulas e na promoção da saúde aos estudantes indígenas do Núcleo Takinahaky. Além disso, as ações de vacinação também ocorreram em comunidades vulneráveis de Goiânia e em empresas. Dentre as atividades realizadas, muitas contaram com o apoio da Van da Vacina da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Foto 04 - Ação NECAIH Foto 04 - Ação Núcleo Takinahaky

Ação de vacinação com comunidade de Goiânia / Docentes e estudantes antes da ação no Núcleo Takinahaky

Recentemente, o projeto foi apresentado pela docente e coordenadora da Sala de Vacinas da FEN, prof.ª Juliana Lima, na XXIV Jornada Nacional de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pontuando o impacto social e acadêmico da implementação da sala e expondo sua importância para a comunidade e para formação de enfermeiros.

Foto 01 - Participação da prof.ª Juliana na Jornada de Imunizações Foto 04 -Participação da prof.ª Juliana na Jornada de Imunizações

Apresentação da Sala de Vacinas na Jornada Nacional de Imunizações

Início dos atendimentos

A Sala de Vacinas da FEN iniciou seu atendimento à comunidade por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, o que permite que o serviço seja disponibilizado para toda sociedade e possibilita aos estudantes de graduação e pós-graduação atividades práticas de promoção da saúde.

No atendimento, primeiro é feita uma consulta de enfermagem, para avaliar se usuário está apto a receber a vacina ou qual vacina poderá receber. Em seguida, é feita a vacinação e as orientações pós-vacinação. Atualmente, o funcionamento da Sala de Vacinas é das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), com retirada de senhas até às 12h. A vacinação é feita em pessoas a partir dos 12 anos de idade.

Atualmente, a equipe da Sala de Vacinas é coordenada pela prof.ª Juliana de Oliveira Roque e Lima e composta pela Técnica Responsável Lidiane Silva Xavier e pela Técnica em Enfermagem Verônica Silva Mendonça.

Sala de Vacinas5 Sala de Vacinas2

Início das atividades em novembro de 2021

Parcerias

Além do trabalho conjunto com SMS Goiânia, por meio de parcerias com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) e Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado de Goiás (SINT-IFESgo), insumos foram doados, contribuindo para o funcionamento da Sala de Vacinas. Ainda, destaca-se o apoio da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG - FUNDAHC que contribuiu imensamente na construção do espaço da Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem, bem como aquisição de insumos e equipamentos.

Foto 01 - Adufg doa insumos para Sala de Vacinas da FEN Foto - Doação de insumos Sint-Ifesgo

Recebimento de insumos doados pela Adufg / Recebimento de insumos doados pelo SINT-IFESgo

Metas para o futuro

Para o segundo ano de atividade, pretende-se ampliar a Sala de Vacinas, saindo de uma sala somente de campanha para uma sala de vacinação de rotina. O objetivo é implantar as vacinas de rotina do adulto (Dupla Adulto, Hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela).

Parte da equipe da Sala de Vacinas

Integrantes da equipe da Sala de Vacinas

Impacto da Sala de Vacinas

A coordenadora da Sala de Vacinas, prof.ª Juliana Lima, comentou sobre o impacto da sala para a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo nesse um ano de atividade. "Está proporcionado múltiplos benefícios. Nesse espaço, os estudantes e profissionais de enfermagem têm um serviço de saúde dentro da universidade que promove aprendizado por meio da aproximação do conhecimento teórico com a realidade prática, integra ensino, pesquisa e extensão, além de favorecer a interdisciplinaridade de saberes, formando profissionais com excelência para a atuação no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e no cuidado integral à população".

A docente também abordou o contexto da pandemia da Covid-19 na realização das atividades da Sala de Vacinas. "Com a pandemia, aumentar o acesso da população a um serviço de vacinação humanizado e de qualidade, favoreceu o aumento da cobertura vacinal das vacinas contra Covid-19 e também contra a Influenza".

Confira aqui o vídeo publicado em comemoração.

Source: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categories: Notícias Noticias