Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem completa um ano de atividade neste dia 08 de novembro
Mais de 25 mil doses aplicadas. Saiba mais sobre o projeto
Hoje (08/11), o projeto que contribui com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Enfermagem, comemora seu primeiro ano de atividade. Desde a inauguração da Sala de Vacinas em novembro de 2021, foram ministradas 25.759 doses, sendo realizadas as campanhas Convid-19, Influenza, Tríplice Viral e Meningocócica C.
Ao longo desse período, a Sala de Vacinas vem se tornando um importante espaço de aprendizagem dentro da Faculdade de Enfermagem, para estudantes da FEN, de outras unidades acadêmicas da UFG e também de outras universidades. Atividades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas (HC-UFG), por exemplo, foram realizadas e os estudantes de outros cursos puderam atuar na continuidade de suas formações com articulação no contexto da atenção primária à saúde.
Estudantes concluindo a residência multiprofissional / Estudantes com a Van da Vacina da SMS no Câmpus Samambaia
Ação de vacinação na empresa ITA Transportes / Ação de Vacinação no início do semestre 2022/1
Durante o ano de 2022, diversas ações de vacinação foram realizadas com a Faculdade de Enfermagem presente em atividades da universidade, como na realização das matrículas, no retorno das aulas e na promoção da saúde aos estudantes indígenas do Núcleo Takinahaky. Além disso, as ações de vacinação também ocorreram em comunidades vulneráveis de Goiânia e em empresas. Dentre as atividades realizadas, muitas contaram com o apoio da Van da Vacina da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Ação de vacinação com comunidade de Goiânia / Docentes e estudantes antes da ação no Núcleo Takinahaky
Recentemente, o projeto foi apresentado pela docente e coordenadora da Sala de Vacinas da FEN, prof.ª Juliana Lima, na XXIV Jornada Nacional de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pontuando o impacto social e acadêmico da implementação da sala e expondo sua importância para a comunidade e para formação de enfermeiros.
Apresentação da Sala de Vacinas na Jornada Nacional de Imunizações
Início dos atendimentos
A Sala de Vacinas da FEN iniciou seu atendimento à comunidade por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, o que permite que o serviço seja disponibilizado para toda sociedade e possibilita aos estudantes de graduação e pós-graduação atividades práticas de promoção da saúde.
No atendimento, primeiro é feita uma consulta de enfermagem, para avaliar se usuário está apto a receber a vacina ou qual vacina poderá receber. Em seguida, é feita a vacinação e as orientações pós-vacinação. Atualmente, o funcionamento da Sala de Vacinas é das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), com retirada de senhas até às 12h. A vacinação é feita em pessoas a partir dos 12 anos de idade.
Atualmente, a equipe da Sala de Vacinas é coordenada pela prof.ª Juliana de Oliveira Roque e Lima e composta pela Técnica Responsável Lidiane Silva Xavier e pela Técnica em Enfermagem Verônica Silva Mendonça.
Início das atividades em novembro de 2021
Parcerias
Além do trabalho conjunto com SMS Goiânia, por meio de parcerias com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) e Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado de Goiás (SINT-IFESgo), insumos foram doados, contribuindo para o funcionamento da Sala de Vacinas. Ainda, destaca-se o apoio da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG - FUNDAHC que contribuiu imensamente na construção do espaço da Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem, bem como aquisição de insumos e equipamentos.
Recebimento de insumos doados pela Adufg / Recebimento de insumos doados pelo SINT-IFESgo
Metas para o futuro
Para o segundo ano de atividade, pretende-se ampliar a Sala de Vacinas, saindo de uma sala somente de campanha para uma sala de vacinação de rotina. O objetivo é implantar as vacinas de rotina do adulto (Dupla Adulto, Hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela).
Integrantes da equipe da Sala de Vacinas
Impacto da Sala de Vacinas
A coordenadora da Sala de Vacinas, prof.ª Juliana Lima, comentou sobre o impacto da sala para a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo nesse um ano de atividade. "Está proporcionado múltiplos benefícios. Nesse espaço, os estudantes e profissionais de enfermagem têm um serviço de saúde dentro da universidade que promove aprendizado por meio da aproximação do conhecimento teórico com a realidade prática, integra ensino, pesquisa e extensão, além de favorecer a interdisciplinaridade de saberes, formando profissionais com excelência para a atuação no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e no cuidado integral à população".
A docente também abordou o contexto da pandemia da Covid-19 na realização das atividades da Sala de Vacinas. "Com a pandemia, aumentar o acesso da população a um serviço de vacinação humanizado e de qualidade, favoreceu o aumento da cobertura vacinal das vacinas contra Covid-19 e também contra a Influenza".
Source: Comissão de Comunicação - FEN/UFG