Card - Encerramento de disciplina sobre PICS

Faculdade de Enfermagem concluiu disciplina de inverno sobre práticas integrativas e complementares em saúde

Atualizada em 13/10/22 15:17.

2º Colóquio de Música, Saúde e Multidisciplinaridade marcou o encerramento

Foto 05 - Encerramento de disciplina sobre PICS Foto 04 - Encerramento de disciplina sobre PICS

Na última sexta-feira (07/10), às 14h, no miniauditório da Faculdade de Enfermagem, ocorreu o encerramento da disciplina "Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para a vida - Terapias Holísticas e Naturais ao seu alcance", coordenada pelas docentes da FEN, prof.ª Suelen Malaquias e prof.ª Michele Oliveira. Com o objetivo geral de compreender o processo saúde-doença no âmbito das racionalidades terapêuticas tradicionais e a implementação das PICs na assistência de enfermagem, a disciplina foi ofertada aos discentes de graduação da FEN, tendo 23 estudantes matriculados.

No dia do encerramento, foi promovido o "Colóquio de Música, Saúde e Multidisciplinaridade - Buscando Cuidar do Corpo e Seus Sons", aberto ao público e com o objetivo de apresentar os aspectos teóricos conceituais e metodológicos de musicoterapia e práticas corporais na perspectiva da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Que possibilitou aos alunos a compreensão de como utilizar a musicoterapia como modalidade de PICs no atendimento de pessoas em situações diversas de agravos e doenças. Contou com a participação da docente da FEN, prof.ª Denise Marques; do musicoterapeuta, Jeferson da Silva; da acadêmica de Educação Física (FEFD/UFG), Geovana Mariano; e, da acadêmica de Farmácia (FF/UFG), Rafaela Martins.

Compondo as atividades da disciplina, foi realizada uma visita ao Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), sob supervisão da docente e vice-coordenadora do Ambulatório PICs da FEN, prof.ª Michele Oliveira, colaborando para compreensão dos discentes de como se dão os aspectos organizacionais para operacionalização de serviços de atendimento com PICs no Estado de Goiás. Além da visita, houve a oferta de duas sessões de auriculoterapia pelos terapeutas em formação do Ambulatório PICs e a prática meditativa de "banho de floresta" no Câmpus Samambaia.

Comentando sobre o Colóquio, que é uma atividade prevista pelo Projeto Cuidado Musical, a professora Suelen Malaquias relembrou a edição passada. "O primeiro Colóquio, que ocorreu em 2020, trouxe vários ensaios interessantes sobre o tema, mas, neste ano, mesmo de forma híbrida, possibilitou reflexões importantes sobre o uso da música no contexto terapêutico pelo enfermeiro, seja para promoção do bem-estar, seja para viabilizar intervenção musicoterápica. E, certamente, as vivências com a Dança Senior conduzida pela prof.ª Denise Marques e as participações culturais, trouxeram momentos muito agradáveis."

Foto 01 - Encerramento de disciplina sobre PICS Foto 03 - Encerramento de disciplina sobre PICS Foto 02 - Encerramento de disciplina sobre PICS