Card - Irmã Presciliana

Irmã Presciliana Conceição de Araújo

Updated at 10/06/22 16:58 .

Conheça sua história junto a implementação do curso de Enfermagem na UFG

Foto: Irmã Presciliana

Convidada para trabalhar na Universidade Federal de Goiás, a enfermeira Irmã Presciliana Conceição de Araújo foi representante dos cursos de Enfermagem e Nutrição da UFG desde a criação de seu colegiado até agosto de 1978. Antes de serem criados em 26 de junho de 1975, os cursos eram alocados na Faculdade de Medicina da universidade.

Pela portaria de 20 de agosto de 1975, do então reitor da UFG no período, Paulo de Bastos Perillo, Irmã Presciliana assumiu a presidência da comissão de implementação dos cursos, sendo responsável pela coordenação dos trabalhos junto às enfermeiras Maria da Conceição Viana e Carlinda Campus Carvalho, ao prof. Joffre Marcondes de Rezende da FM e ao prof. Fernando Luiz Kratz do ICB. Mesmo não pertencendo ao quadro de servidores da UFG, a enfermeira aceitou atuar como professora convidada, cumprindo uma jornada de 12 horas semanais. 

Em 1976, ingressaram as primeiras alunas no curso de Enfermagem. Nesse contexto, Irmã Presciliana modificou o título de Colegiado para Departamento dos Cursos de Enfermagem e Nutrição. Já no ano de 1979, formam-se as primeiras enfermeiras, 16 formandas no total, que em homenagem, dão o nome de Irmã Presciliana a turma. 

Ao término de suas atividades, ela foi designada como professora colaboradora para prestar assistência técnica para o cumprimento das tarefas decorrentes do Convênio junto ao Hospital Materno Infantil da Organização de Saúde do Estado de Goiás (Osego). 

Atualmente, a Irmã Presciliana Conceição de Araújo dá nome a uma das salas da FEN. A homenagem celebra sua importante atuação para criação do curso de Enfermagem.

 

Source: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categories: Notícias Noticias