Card - Publicação do artigo na Revista Women & Health

Estudantes da graduação em enfermagem publicaram artigo na Revista Women & Health

Atualizada em 05/09/22 16:35.

Periódico é um dos mais conceituados na área da saúde da mulher

Os discentes da graduação da Faculdade de Enfermagem Gabriel Sousa de Oliveira, Gabriela Rodarte Pedroso da Silva e Maria Luiza Cordeiro Aquino publicaram o artigo “Tendências da taxa de mortalidade por câncer do colo do útero em mulheres com 20 anos ou mais no Brasil de 2005 a 2019" na Revista Women & Health.

O artigo é fruto do trabalho final da disciplina de Vigilância à Saúde, onde os alunos desenvolveram estudos de análise da situação de saúde (ASIS) utilizando sistemas de informação em saúde (SIS) das mais diversas doenças e agravos. O trabalho foi orientado pelo professor da FEN, Rafael Alves Guimarães. Contou ainda com a colaboração de alunos da pós-graduação e da professora Natália Del' Angelo Aredes.

O estudo analisou a tendência da taxa padronizada de mortalidade por câncer de colo de útero no Brasil e sua correlação com o baixo nível de desenvolvimento socioeconômico. Os alunos conduziram um estudo de séries temporais que mostrou que, entre 2005 e 2019, ocorreram 105.472 óbitos por câncer de colo de útero no Brasil e uma taxa de mortalidade de 10,28 óbitos por 100 mil mulheres.

A região Norte apresentou a maior magnitude na mortalidade. O Brasil tem apresentado tendência de queda na taxa de mortalidade por câncer de útero. No entanto, regiões menos desenvolvidas como a Norte e Nordeste apresentam taxas mais elevadas. Os resultados sugerem a necessidade de fortalecimento de políticas públicas de prevenção do câncer de colo de útero, especialmente aumento da cobertura vacinal do HPV.

O docente da FEN e orientador dos discentes, prof. Rafael Alves Guimarães, comentou sobre a realização do artigo. “O estudo mostrou uma experiência exitosa para produção de evidências científicas na área do câncer que possa subsidiar as políticas públicas do Brasil, ao envolver parcerias entre docentes e discentes de graduação e pós-graduação e utilizar técnicas de regressão para verificar tendências e padrões no Brasil”.

Acesse aqui o artigo na íntegra.