Card - Ação do Mãos Limpas em CMEI

Projeto Mãos Limpas realizou ação de extensão voltada para higiene de mãos em CMEI em Goiânia

Updated at 08/26/22 15:50 .

Ocorreu na última semana (19/08)

Foto 04 - Ação do Mãos Limpas em CMEI Foto 03 - Ação do Mãos Limpas em CMEI Foto 02 - Ação do Mãos Limpas em CMEI

O projeto, que está inserido no Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (NEPIH), realizou ação de extensão em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no St. Jardim América, com o intuito de promover educação em saúde voltada para a temática de higiene de mãos. A ação foi direcionada à crianças com faixa etária de 2 a 5 anos e professoras da unidade. Foi contabilizada a participação de 110 crianças e 10 professoras.

O objetivo da ação foi ensinar as crianças e os servidores do CMEI acerca da técnica de higiene de mãos e sua importância na prevenção de infecções, em especial a Covid-19. Na atividade ocorreu a apresentação do teatro de fantoches, o qual foi atualizado para o cenário pandêmico. Metodologia lúdica para as crianças. Para o público adulto foi utilizada a “caixa da verdade” que permite a visualização das áreas friccionadas após a realização da técnica com álcool e tinta fluentemente, possibilitando que o participante avalie seu desempenho.

A docente da FEN, coordenadora do NEPIH e do projeto, prof.ª Anaclara Tipple, comentou sobre sua participação na ação. "As ações do projeto são sempre momentos de muito aprendizado, especialmente para o grupo no processo de educação em saúde. Esta foi a primeira experiência em um CMEI de forma presencial após a pandemia, o que envolveu todo o grupo na organização." A professora relembrou também o início das atividades do projeto fazendo um paralelo com a atualidade. "O projeto está em atividade desde 2006, em 2009 quando tivemos a pandemia do H1N1 estabelecemos uma parceria com a Secretaria Municipal de educação, quando direcionamos nossas estratégias para o público infantil e criamos o teatro de fantoches que agora adaptamos para o contexto da pandemia! Foi um sucesso!"

Foto 01 - Ação do Mãos Limpas em CMEI Foto 05 - Ação do Mãos Limpas em CMEI

Source: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categories: Notícias Noticias