Card - Artigo Sandro Rogerio

Co-orientando de professora da Faculdade de Enfermagem teve artigo publicado na Revista PLOS ONE

Atualizada em 03/08/22 15:45.

"Identificando clusters de multimorbidade entre idosos brasileiros usando análise de rede: achados e perspectivas"

O artigo publicado na revista científica é fruto do doutorado do egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde, Sandro Rogerio Rodrigues Batista, e foi co-orientado pela docente da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Ana Luiza Lima Souza. Contou com a participação do Grupo Brasileiro de Estudos Sobre Multimorbidade (GBEM), co-liderado pelo autor, também professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFG. 

O trabalho discute a problemática da Multimorbidade (presença de dois ou mais problemas de saúde em uma mesma pessoa) na população idosa brasileira e propõe uma modelagem para analisar tal situação. O artigo apresenta evidências científicas que podem orientar políticas públicas, principalmente na organização dos serviços e de assistência a essa população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

"O uso de análise de rede pode ser uma ferramenta importante para identificar clusters de multimorbidade e abordar os cuidados de saúde, pesquisa e educação médica para idosos no Brasil". Comentou prof.ª Ana Luiza.

PLOS ONE é uma revista científica multidisciplinar de acesso livre disponível online, publicada pela Public Library of Science. Acesse aqui o artigo. 

 

 

 

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias