Co-orientando de professora da Faculdade de Enfermagem teve artigo publicado na Revista PLOS ONE
"Identificando clusters de multimorbidade entre idosos brasileiros usando análise de rede: achados e perspectivas"
O artigo publicado na revista científica é fruto do doutorado do egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde, Sandro Rogerio Rodrigues Batista, e foi co-orientado pela docente da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Ana Luiza Lima Souza. Contou com a participação do Grupo Brasileiro de Estudos Sobre Multimorbidade (GBEM), co-liderado pelo autor, também professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFG.
O trabalho discute a problemática da Multimorbidade (presença de dois ou mais problemas de saúde em uma mesma pessoa) na população idosa brasileira e propõe uma modelagem para analisar tal situação. O artigo apresenta evidências científicas que podem orientar políticas públicas, principalmente na organização dos serviços e de assistência a essa população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
"O uso de análise de rede pode ser uma ferramenta importante para identificar clusters de multimorbidade e abordar os cuidados de saúde, pesquisa e educação médica para idosos no Brasil". Comentou prof.ª Ana Luiza.
PLOS ONE é uma revista científica multidisciplinar de acesso livre disponível online, publicada pela Public Library of Science. Acesse aqui o artigo.
Source: Comissão de Comunicação - FEN/UFG