Card - Abertura da Especialização em Captação...

Faculdade de Enfermagem realizou a abertura do I Curso de Especialização em Enfermagem em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Atualizada em 01/08/22 17:34.

Ocorreu na última sexta-feira (29/07)

Foto 01 - Abertura da Especialização em Captação... Foto 02 - Abertura da Especialização em Captação...

Na noite do dia 29 de julho, no auditório FEN/Fanut, aconteceu a abertura do primeiro curso de especialização na área de captação, doação e transplante de órgãos e tecidos da Faculdade de Enfermagem. A cerimônia iniciou às 18h30 e contou com uma conferência sobre o cenário dos transplantes no Brasil e no mundo e um relato de um caso real de transplante cardíaco ministrado por uma egressa da FEN. Já no dia seguinte (30/07), houve a aula inaugural sobre a realidade dos transplantes em Goiás, abordando os ganhos, perspectivas e desafios para a área.

Durante a fala da mesa diretiva, que marcou o início da cerimônia, a temática do curso foi abordada sob várias perspectivas pelas autoridades presentes. A diretora da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Camila Cardoso Caixeta, abordou os desafios para a implementação do curso junto a Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu da FEN e as coordenadoras da especialização, além de dar boas-vindas aos ingressantes da curso. "Quem passar por aqui vai transformar não só números, mas vidas que não cabem em planilhas" comentou. "Contem conosco para essa travessia e vamos juntos transformar os lugares em que estamos" complementou direcionando a fala aos novos alunos. 

Foto 03 - Abertura da Especialização em Captação... Foto 04 - Abertura da Especialização em Captação...

A representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG, Larissa Matuda Macedo, ressaltou a atuação ativa da Faculdade de Enfermagem e a alta qualidade do ensino prestado pela Unidade. "Tenho certeza que este curso vai ser mais uma etapa de sucesso, mais um curso de especialização de sucesso dessa faculdade" comentou.  Prof.ª Katiane Martins, coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu da FEN, falou sobre a grande expectativa para o início do curso, tanto para o estado de Goiás quanto para outros estados, e fez um convite aos ingressantes da especialização de assumirem juntos esta tarefa. "Vocês serão os egressos da nossa casa. É isso que a gente espera: egressos com competência e habilidade, que melhorem a saúde da população".

A coordenadora da especialização, prof.ª Regiane Barreto, ressaltou o compromisso do curso em melhorar os números do cenário de transplante no país e no estado de Goiás. "Melhorar é assim: é capacitando, é estudando e levando os acadêmicos também para esse campo de atuação. É um mercado de trabalho para vocês no futuro".  A enfermeira Katiúscia Christiane Freitas, gerente de transplante da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), também comentou sobre a importância em melhorar o cenário de transplante de órgãos e tecidos no Estado e apontou a capacitação como o caminho. "Para nós, termos profissionais capacitados é um ganho para o Estado" afirmou. O presidente da Liga Doa Goiás, Caio César Barbosa, ressaltou o apoio da liga acadêmica aos ingressantes do curso "A Liga Doa Goiás está à disposição no que for necessário. Aproveitem esse momento e adquirem todo o conhecimento e sejam propagadores para além dos muros da Universidade" abordou em sua fala de boas-vindas.  

Foto - Abertura da Especialização em Captação... Foto 05 - Abertura da Especialização em Captação...

Na cerimônia, além das autoridades que compuseram a mesa diretiva, o evento foi prestigiado em sua tribuna de honra pela presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Goiás (ABEn-GO), Marta Calatayud; pela colaboradora do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Cristiane Divina de Souza; e, pela vice-coordenadora da especialização, prof.ª Karina Suzuki. 

Foto 06 - Abertura da Especialização em Captação... Foto 06 - Abertura da Especialização em Captação...

Foto 08: Fabiana, egressa da FEN, relata sua experiência com caso real de transplante cardíaco.

O Curso de Especialização em Enfermagem em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos segue com as matrículas abertas. Os interessados podem entrar em contato com a Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Enfermagem pelo e-mail: latosensu.fen@ufg.br.

Acesse a página da especialização e saiba mais. 

 

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias