labH1

LIGA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA UFG – celebrando 32 anos de existência!

Atualizada em 21/12/21 16:38.

Comemoração dos 32 anos da LIGA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA UFG conta inauguração de Laboratório e Equipamento

A Liga de Hipertensão Arterial - LHA, criada em 1989, como Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão está sustentada sobre os pilares da indissociabilidades entre as atividades acadêmicas, trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, e a missão de cuidar das pessoas da forma completa e com equidade.

labH1

A LHA caracteriza-se por ser um núcleo inter unidades da Universidade Federal de Goiás integrando as Faculdades de Enfermagem e Medicina primeiramente e: Faculdade de Nutrição, Educação Física e Dança e Curso de Musicoterapia.

labH2

labH3

NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA e NO ENSINO

O Ambulatório da LHA é a principal ação de extensão e que sustenta a integração com a pesquisa e o ensino. Isso fica evidente ao se constatar que aproximadamente 600 pacientes são atendidos mensalmente por uma equipe formada por professores (ENFERMAGEM, MEDICINA, NUTRIÇÃO), pós-graduandos (stricto sensu Ciências da Saúde e Enfermagem), residentes (residência multiprofissional, residência em cardiologia e em clínica médica) e técnicos (enfermagem – HC).

Além das consultas outra ação de extensão é a realização de exames, como Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e Medida Residencial da Pressão Arterial (MRPA) para usuários do Sistema de Saúde.

Esta participação multiprofissional no mesmo cenário promove a integração entre todos, ao mesmo tempo que dá sentido ao sentimento de equipe entre os profissionais.

labH4

NA PESQUISA

O Centro de Pesquisa da LHA-UFG está localizado no terceiro piso ocupando área de aproximadamente 500m2, com Laboratórios de Medidas de Pressão Arterial, Eletrocardiograma e Pressão Central, Ecocardiograma e Dilatação Fluxo Mediada (FMD), dentre outros.

labH6

O último Laboratório inaugurado durante as comemorações dos 32 anos de existência da LHA-UFG foi o LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO ENDOTÉLIO que permitirá estudos sobre os danos causados pela elevação da pressão arterial sobre os vasos sanguíneos., com a chegada do último equipamento.

labH7

O aparelho japonês UNEX EF38G é o primeiro no Brasil e América Latina! Vai possibilitar o desenvolvimento da linha de pesquisa voltada para os estudos do endotélio na hipertensão arterial. Aparelhos totalmente robotizados, como o UNEX, são considerados o padrão de excelência para o desenvolvimento das pesquisas.

labH5

Maiores notícias no Link: https://www.ufg.br/n/149647-liga-de-hipertensao-arterial-da-ufg-comemora-32-anos

Fonte: Comissão de Comunicação

Categorias: Noticias Notícias