Nursing Now - Brasil

Nursing Now Brasil: um passo histórico para a Enfermagem!

Updated at 05/06/19 15:11 .

O lançamento da Campanha Nursing Now no Brasil, aconteceu nesta quarta-feira (24/04), em Brasília. 

 

ONDE HÁ VIDA, HÁ ENFERMAGEM

 

Texto: Matheus Dornelas e Machado

Nursing Now - Brasil

#NursingNowBrasil

#EuApoio

 

O Nursing Now representa uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que visa, até o final de 2020, maximizar a contribuição da enfermagem no enfrentamento dos desafios de saúde do século XXI.

O objetivo da Campanha Nursing Now Brasil é valorizar a contribuição dos profissionais de enfermagem na garantia e ampliação do acesso à saúde da população. Visando atingir este objetivo, são estabelecidas como metas:

Meta 1. Investir no fortalecimento da educação e desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança.

Meta 2. Investir na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem.

Meta 3. Disseminar práticas efetivas e inovadoras de Enfermagem com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

O compromisso social para o cumprimento dessas metas envolve a integração entre atores distintos, especialmente profissionais de enfermagem, organizações empregadoras, organizações profissionais, governos e a comunidade. Isso será feito através da articulação de iniciativas, regionais ou nacionais, e através de um acompanhamento realizado pela Diretoria Executiva do Nursing Now Brasil.

Historicamente, os profissionais de enfermagem têm enfrentado profundos desafios para fortalecerem sua posição e voz, especialmente no âmbito político. Esta campanha se configura como uma oportunidade impar de reconhecimento do papel central da Enfermagem e da atuação dos profissionais de enfermagem em prol da saúde das pessoas e do funcionamento efetivo dos sistemas e serviços de saúde e consequentemente desenvolvimento social do Brasil.

 

Nursing Now Brasil

Da esquerda para a direita: Diretora da FEN, Profa. Claci Fátima Weirich Rosso; Presidente do Coren - GO, Dra. Ivete Santos Barreto; Presidente do Cofen, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva; Docente da FEN e Colaboradora do Cofen, Profa. Luana Cássia Miranda Ribeiro; Docente da FEN, Profa. Sheila Araújo Teles; Docente da FEN, Profa. Ana Elisa Bauer de Camargo Silva.

 

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, como sempre, estava presente neste importante evento. Foi representada por sua Diretora, Profa. Claci Fátima Weirich Rosso e pelas docentes, Profa. Ana Elisa Bauer, Profa. Luana Cássia Miranda Ribeiro e Profa. Sheila Araujo Teles. Estiveram presentes também as autoridades nacionais e regionais, representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Conselho Regional de Enfermagem - Goiás (Coren - GO), Manoel Carlos Neri da Silva (Presidente do Cofen) e a Profa. Ivete Santos Barreto (Presidente do Coren - GO).

Estiveram presentes também, representantes de outras organizações: Elizabeth Iro (Cientista-chefe Organização Mundial da Saúde - Genebra) / Annette Kennedy (Presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros - Genebra) / Barbara Stilwell (Diretora executiva Global Nursing Now - Londres) / Silvia Helena De Bortoli Cassiani (Assessora Regional de Enfermagem e Técnicos e Sistemas de Serviço de Saúde, Organização Pan-americana de Saúde - Washington) / Mônica Yolanda Padilla Díaz (OPAS/OMS) - Brasília).

 

Nursing Now Brasil

 

A iniciativa é estratégica e global e representa um dos maiores passos desde a sistematização da enfermagem. Trata-se de uma atitude que mobilizará os esforços de reconhecimento e reafirma o compromisso de valorização da ciência do cuidar.

A emoção dos presentes foi traduzida pela Profa. Claci Fátima Weirich Rosso, após o evento. 

 

Nursing Now - Brasil

"Uma campanha como essa não é apenas uma ação para o fortalecimento da profissão, mas sim um dos maiores passos na história da Enfermagem desde seu reconhecimento como profissão! Propostas como essa são fagulhas de esperança para o  reconhecimento do papel da Enfermagem, no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde com foco na valorização àqueles que lutam pela arte do cuidar!"

A partir desse evento, várias iniciativas serão articuladas para cumprimento dos consensos da Carta de Brasília, assinada pelas entidades por ocasião do lançamento.

 

Maiores informações em https://www.nursingnow.org/brazil/

Source: Escritório de Gestão de Projetos

Categories: notícias