FEN realiza ato em defesa das Práticas Integrativas e Complementares

Atualizada em 18/03/19 13:18.

Ato foi realizado durante a 10ª Conferência Municipal de Saúde e reforçou a relevância de terapias como acupuntura e homeopatia

Em defesa das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), no dia 14/03, a Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG) realizou e em parceria com a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas (Abenah), uma caminhada. Participaram desta ação estudantes, professores, comunidade externa e pacientes que frequentam o ambulatório de Práticas Integrativas da Faculdade de Enfermagem da UFG.
A caminhada teve o objetivo de mobilizar a população goiana e divulgar a cultura do cuidado por meio das PICs, como a acupuntura, a homeopatia, a fitoterapia e a yoga. A Faculdade de Enfermagem, por maio do ambulatório de Práticas Integrativas, realizou, desde a sua criação em agosto de 2018, mais de 3500 atendimentos gratuitos. "Esse fato demonstra a necessidade de oferta destas Práticas na rede de saúde de Goiânia", afirmou a professora da FEN e coordenadora do ambulatório, Daniela Dallegrave.
Durante o trajeto, os particpantes foram abordados pelo população e tiveram oportunidade de explicar sobre as diferentes terapias. Na chegada ao local de realização da 10ª Conferência Municipal de Saúde, a Faculdade de Enfermagem e a Abenah promoveram o atendimento dos conferencistas com auriculoterapia. O momento é emblemático uma vez que as Conferências de Saúde acontecem a cada 4 anos, reunindo usuários, trabalhadores e gestores do SUS para definir diretrizes para a política de saúde no próximo período.
Saiba mais sobre as Práticas Integrativas e Complementares em reportagem produzida pelo Jornal UFG - Qualidade de vida não se vende em cápsulas
IMG-20190314-WA0027.jpg

Fonte: Jornal UFG