Servidores recebem capacitação sobre crescimento e desenvolvimento infantil

Updated at 02/18/19 16:52 .

Com objetivo de qualificar profissionais da Atenção Básica, curso foi realizado em São Luís de Montes Belos, pela SES e Faculdade de Enfermagem da UFG.

Profissionais da Atenção Primária à Saúde participaram, de 22 a 24 de janeiro, em São Luís de Montes Belos, do Curso de Qualificação em Crescimento e Desenvolvimento. Realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG),  representada por docentes da Faculdade de Enfermagem, a capacitação contou com a participação de 154 profissionais, nesse primeiro módulo – outros dois módulos estão programados para o final dos próximos meses de fevereiro e março.

Segundo Tânia Laila Pacheco de Rezende, coordenadora regional de Educação Permanente em Saúde, o curso era uma necessidade de formação dos servidores, apontada no processo de Tutoria, da Planificação de Atenção à Saúde. A qualificação foi motivada ainda durante avaliação em estágios da UFG nos municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos.

Na ocasião, ainda de acordo com Tânia, foi detectada a necessidade de atualização dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde em relação às informações técnicas dos envolvidos nos processos de trabalho de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças de até 5 anos de idade. Os professores coordenadores de estágio da Universidade, por meio dos servidores da Regional de Saúde, puderam conhecer melhor o processo da Tutoria da Planificação em Saúde e, assim, contribuíram para a efetivação do curso.

Desenvolvimento infantil

Esse trabalho de extensão universitária terá como resultado novos conhecimentos, que poderão transformar a realidade dos locais onde esses profissionais de saúde exercem suas funções e ampliar seus conhecimentos nas áreas do crescimento e desenvolvimento infantil.

Instrumento de cooperação, apoio e articulação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), as Regionais de Saúde fortalecem as parcerias institucionais. E, nesse curso realizado em janeiro, a parceria com a UFG foi fundamental. A expectativa é que, ao final dos três módulos do curso, haverá profissionais ainda mais orientados, para ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)  do Estado, garantindo, assim, a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Servidores recebem capacitação sobre crescimento e desenvolvimento infantil

Source: Saúde GO