FEN marca presença em conferência internacional na Cidade do México
Evento realizado a cada 2 anos reúne Escolas e Faculdades de Enfermagem da América Latina, Caribe e Ibero-América associadas à ALADEFE
Por Jayme Leno
Entre os dias 10 e 14 de novembro, a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) participou da XVIII Conferência Ibero-Americana de Educação em Enfermagem, realizada na Cidade do México, no México. O evento de educação internacional, organizado pela Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), reuniu instituições da América Latina, Caribe e ibéricas associadas à entidade.
O encontro, realizado a cada dois anos, é fundamental para as unidades acadêmicas, pois proporciona aos participantes um ambiente de troca de conhecimentos e experiências, além de possibilidades de parcerias institucionais tanto para a graduação quanto para a pós-graduação e a gestão de escolas. A FEN esteve presente por meio de diversas representantes da comunidade, viabilizada pelos fomentos da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE/UFG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).
A diretora da FEN, Profa. Dra. Camila Cardoso Caixeta, relembra que a equipe participou da reunião das redes e, naquele momento, firmou parcerias de pesquisa, publicações e bancas com diversos países da América Latina, como Peru, Chile, México, Uruguai, entre outros. “A forte presença da FEN neste evento coloca a nossa faculdade no centro das discussões sobre o ensino e a pós-graduação na América Latina, colaborando para o fortalecimento das relações internacionais”, afirma a diretora.
Também estiveram presentes na conferência a vice-diretora, Profa. Dra. Natália Del Angelo Aredes; a coordenadora do PPGENFS, Profa. Dra. Valéria Pagotto; a Profa. Dra. Ana Elisa Bauer de Camargo; a Profa. Dra. Patricia Tavares dos Santos; a Profa. Dra. Ana Lúcia Bezerra; e as doutorandas Ana Caroline Mourão e Nathalia Martins de Moraes. Além das participações institucionais, as oito representantes da FEN apresentaram mais de dez trabalhos científicos, produzidos a partir de pesquisas desenvolvidas no programa de mestrado e doutorado da unidade.
Participação da direção da FEN
A direção da FEN/UFG participou da reunião de diretores das escolas integrantes da ALADEFE. No encontro, as representantes Camila Caixeta e Natália Aredes apresentaram a liderança da faculdade na pesquisa “Normativas e diretrizes da educação em enfermagem de nível superior na América Latina e Caribe: convergências e divergências”, realizada em parceria com a ABEn e a própria ALADEFE.
Natália destacou que a presença da FEN foi fundamental para fortalecer a participação da unidade acadêmica na rede de escolas vinculadas à ALADEFE, ao lado de instituições nacionais e internacionais. “A participação da FEN no evento foi essencial para o fortalecimento da nossa unidade acadêmica na rede de escolas vinculadas à Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), junto a outras instituições nacionais que compõem a rede, e às internacionais de diversos países. Participamos das reuniões das redes internacionais de pesquisa nos diferentes temas de interesse, das reuniões de gestoras das escolas e da articulação de programas de pós-graduação, de conferências e da apresentação de trabalhos, tanto no formato de pôsteres quanto em apresentações orais, divulgando o trabalho científico produzido”, destaca a vice-diretora.
Pós-Graduação
No encontro dos programas de pós-graduação, a coordenadora do PPGENFS, Valéria Pagotto, integrou a mesa diretiva, apresentou os indicadores do programa e recebeu elogios de pesquisadores de diversos países da América Latina, o que abriu novas possibilidades de cooperação entre as instituições. Segundo ela, a participação no evento permitiu apresentar experiências exitosas no campo da internacionalização em uma mesa-redonda, além de fortalecer parcerias com docentes latino-americanos e ampliar a inserção do programa nas redes temáticas da ALADEFE.
Para Ana Caroline Mourão, estar na conferência representou um momento decisivo em sua formação acadêmica e pessoal. Ela enfatizou o sentimento de gratidão pela oportunidade de realizar sua primeira viagem internacional e destacou que viver essa experiência como doutoranda, representando a FEN, ampliou sua visão de mundo e reforçou a certeza de que a dedicação aos estudos pode levar a caminhos antes inimagináveis. Segundo relatou, pisar em outro país para apresentar ciência — algo que antes parecia distante — tornou-se uma conquista concreta.
“Pude apresentar o meu projeto para outras pessoas de diferentes nacionalidades, conhecer pesquisas inovadoras, dialogar com pessoas de diferentes culturas e ampliar minha compreensão sobre saúde em contextos além do nosso. Voltei com aprendizados que ultrapassam o conteúdo do evento. Cresci como ser humano, pesquisadora, como profissional que acredita no poder transformador do conhecimento”, destaca a doutoranda.
Fonte: Comissão de comunicação FEN-UFG
