UNA SUS e UFG

FEN/UFG integra celebração nacional dos 15 anos da UNA-SUS

Updated at 10/31/25 16:45 .

Parceria fortalece a formação e a educação permanente de profissionais de saúde em todo o país

Por Jayme Leno

Em outubro de 2025, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) completou 15 anos de criação, promovendo uma série de atividades comemorativas em todo o país. Instituições de ensino superior que integram a Rede UNA-SUS participaram da celebração, reforçando o compromisso coletivo com a formação e a qualificação dos profissionais do SUS. A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Enfermagem (FEN) e da Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos (LAMCP/FEN-UFG) , também marcou presença nessa programação.

No dia 24 de outubro, data instituída como o “Dia D UNA-SUS”, a Rede promoveu ações em todo o território nacional. Na UFG, a liga realizou, dia 28 de outubro, uma atividade em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, envolvendo estudantes e profissionais da área da saúde em um momento de troca e sensibilização sobre a importância do cuidado integral e humanizado no hall de entrada do Hospital das Clínicas da UFG (HC/UFG).

A ação teve como tema “Árvore da Compaixão: Semear conhecimento e construir sentidos em Cuidados Paliativos”, convidou os participantes a conhecer o conceito de cuidados paliativos por meio de dinâmica “Mitos e Verdades”, e registraram em folhas ou frases o que esse cuidado significa para eles, fixando suas reflexões em uma árvore simbólica que ficou exposta no local.

Uni-sus
 Dra. Silvana de Lima Vieira dos Santos

De acordo com a professora Dra. Silvana de Lima Vieira dos Santos, coordenadora da LAMCP e responsável pela Coordenação UFG–UNA-SUS, a parceria entre as instituições teve início antes de 2019 e vem se consolidando ao longo dos anos. “Essa cooperação reforça o compromisso da UFG com o fortalecimento do SUS e com a democratização do acesso ao conhecimento em saúde por meio da educação a distância”, afirma.

Rede de colaboração

Participar de redes colaborativas como a UNA-SUS, segundo a coordenadora, é essencial para integrar o ensino, a pesquisa e a extensão às demandas reais da sociedade. Criado em 2010 pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), a UNA-SUS tem como missão atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS. Atualmente, a Rede é composta por 35 instituições de ensino superior, responsáveis por mais de 550 cursos gratuitos e a distância, totalizando mais de 10,8 milhões de matrículas (dados de agosto de 2025).

Na UFG, a parceria envolve docentes, técnicos e discentes, com destaque para as iniciativas voltadas à Saúde Digital. Entre elas, está o Programa Educacional em Saúde Digital, que oferece cursos de especialização e microcursos voltados à qualificação de profissionais, gestores e estudantes da área da saúde.

Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos
Equipe do LAMCP/FEN-UFG.

Essas ações são planejadas conforme as necessidades do sistema público e da população, abrangendo desde cursos de extensão até pós-graduações. A UNA-SUS também é responsável por importantes plataformas de acesso ao conhecimento, como o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) — o maior repositório digital da área na América Latina — e a Plataforma Arouca, que reúne dados sobre trajetórias formativas de profissionais do SUS.

Silvana ressalta que a inserção da UFG na Rede UNA-SUS tem trazido benefícios significativos: “Essa parceria amplia o alcance da formação e do aperfeiçoamento de profissionais em todo o território nacional, contribuindo para a disseminação de práticas inovadoras e para o fortalecimento da transformação digital na saúde”.

UFG UNA SUS 2

UFG UNA SUS 3

Source: Comissão de comunicação FEN-UFG

Categories: Notícias Noticias