AmbPIS

IV Jornada de Práticas Integrativas em Saúde da UFG une tradição e ciência em prol da Saúde Planetária

Updated at 09/29/25 12:09 .

Encontro discutirá saberes ancestrais, sustentabilidade e práticas integrativas no cuidado à saúde

Por Jayme Leno

O Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (AmbPIS/FEN-UFG) realizará um importante evento com diversas atividades nos dias 10 e 11 de outubro de 2025, em sua unidade acadêmica. A IV Jornada de Práticas Integrativas em Saúde (PIS) terá como tema deste ano “Práticas de saúde que unem tradição e ciência para o futuro do planeta”. O encontro conta com apoio financeiro da FAPEG e parceria da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros em Práticas Integrativas (ABENAH), além do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG.

A programação incluirá palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e cursos ministrados por especialistas. Diferentemente das edições anteriores, esta contará com convidados de outros estados, ampliando o intercâmbio de conhecimentos na área. Também haverá exposição de trabalhos submetidos pela comunidade acadêmica da FEN, estimulando a interação e a circulação de saberes sobre as PIS. A coordenadora do evento, professora Cynthia Assis de Barros Nunes, espera que a jornada “promova a discussão sobre a relação entre a Saúde Planetária e as Práticas Integrativas e Complementares, considerando as demandas impostas pelas mudanças climáticas.”

Ela destaca que entre os objetivos da jornada está a valorização de práticas ancestrais e seu potencial para contribuir com a promoção da Saúde Planetária. Segundo a professora, o evento busca “resgatar saberes tradicionais e discutir como eles podem dialogar com a ciência contemporânea na construção de modelos de cuidado mais humanos e sustentáveis.” A divulgação das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) como recursos naturais e sustentáveis para o cuidado da saúde humana é outro ponto central. A jornada é uma oportunidade de “sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre a importância dessas práticas, que respeitam o meio ambiente e fortalecem a relação entre saúde e natureza”, completa a coordenadora.

Ao completar sete anos de atividades, o AmbPIS reforça a conexão entre a formação acadêmica e a prática profissional, envolvendo estudantes, docentes, técnicos-administrativos e profissionais externos. “Iniciativas como essa possibilitam a disseminação de conhecimentos, a troca de experiências, a criação de redes de contatos e a atualização sobre a temática proposta. Nesse contexto, a jornada consolidou-se como referência para o ambulatório e também no cenário local. Além disso, favorece a integração entre profissionais da área e o intercâmbio cultural”, ressalta Cynthia.

A professora destaca ainda a importância da aproximação entre a universidade e a sociedade. Segundo ela, essa é uma ação de extensão que pretende envolver agentes da comunidade externa e abrir espaço para o diálogo com diferentes públicos. “Nosso compromisso é promover um ambiente inclusivo, no qual a universidade se coloca como parceira da sociedade, fortalecendo o ambulatório e o papel das práticas integrativas na região.”

A programação também terá um caráter propositivo, com a elaboração de uma carta de recomendação sobre o uso das PIC e sua contribuição para a Saúde Planetária. O documento, resultado das discussões realizadas durante os dois dias de atividades, pretende servir de referência para orientar políticas e práticas na área. “Queremos promover a divulgação dos resultados de estudos que demonstram a relevância e a efetividade das práticas integrativas, incentivando novos olhares e investigações sobre o tema”, acrescenta Cynthia.

Source: Comunicação FEN UFG

Categories: Notícias Noticias