Hebei 1

Universidade de Hebei fortalece seus laços com a Faculdade de Enfermagem

Updated at 09/19/25 10:31 .

Visita da delegação chinesa promoveu troca de saberes em práticas integrativas e consolidou o Centro de Diagnóstico e Tratamento em Medicina Tradicional Chinesa

Por Jayme Leno

Hebei 1
Delegação da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei com representantes da UFG

O contato com diferentes culturas, tradições e técnicas de cuidado representa uma oportunidade valiosa de aprendizado e crescimento, tanto no âmbito pessoal quanto acadêmico. Entre os dias 15 e 17 de setembro, a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG) recebeu a delegação da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei. A visita internacional teve como foco a promoção das práticas integrativas em saúde e contou com uma programação diversificada, incluindo palestras, atendimentos terapêuticos, reuniões institucionais e visitas técnicas.

Esta foi a terceira visita dos parceiros internacionais à unidade desde a assinatura do acordo, em 2019. Durante esse período, eles puderam constatar que, em apenas dois anos de funcionamento, o Centro de Diagnóstico e Tratamento em Medicina Tradicional Chinesa já se encontra consolidado e é reconhecido pela população como um importante patrimônio de cuidado em saúde, com resultados expressivos. A diretora da FEN, Camila Caixeta, ressalta que a unidade “se destaca na produção de conhecimento, proporciona aos estudantes de graduação a vivência de outra cultura e aprendizado em medicina chinesa e se torna um celeiro de pesquisa na área de Acupuntura, Tuiná e Auriculoterapia.”

Hebei 1
Tecnica de masagem Chinesa

O diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, Francisco de Figueiredo, reforça que o Instituto é o único na América Latina que, além de cursos de mandarim, oferece cursos de medicina chinesa. “Temos duas universidades parceiras na China: a Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, que cuida da parte de língua, e a Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, responsável pela área da medicina. Nos últimos três anos, eles têm vindo anualmente para ministrar palestras e oferecer tratamentos de medicina chinesa para a comunidade”, comenta o diretor.

A delegação pôde compartilhar seus conhecimentos e trocar experiências com diversos visitantes e profissionais presentes. Eles expressaram a felicidade de estar no Brasil e destacaram como essa troca é enriquecedora para ambas as partes. Camila comenta que o sentimento é recíproco, afirmando que “conviver com a cultura chinesa no cotidiano é enriquecedor, pois nos traz visões diferentes sobre saúde e bem-estar, além de promover a troca de conhecimentos entre os dois países. Os chineses aprendem muito sobre como lidamos com os cuidados em saúde e nós também aprendemos muito com eles.”

Hebei 1
Elisabeth Borges com medicos de Hebei.

A discente de doutorando em Educação da UFG, Elisabeth Borges, recebeu atendimentos de Tui Na e Acupuntura e agradeceu à delegação pela experiência única e revigorante. “Quero agradecer a eles. Vim aqui com dores e um desconforto enorme na lombar e nos ombros, e agora estou saindo super-relaxada. Essa técnica é impressionante e totalmente diferente das massagens e tratamentos da medicina brasileira”, relatou a paciente.

Mestrado

A visita também marcou avanços importantes na área acadêmica. Camila Caixeta, destacou que, desta vez, foram discutidos os detalhes do acordo para o mestrado em cotutela, previsto para começar em 2026. “Três professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENFS) irão à China ministrar disciplinas e, em 2027, receberemos três estudantes de Hebei”, explicou.

Hebei 1
Camila Caixeta discursando na abertura do evento.

Para o diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, Francisco de Figueiredo, essa iniciativa é estratégica para consolidar a internacionalização da Universidade. “Já foi criado um mestrado em cotutela entre a Faculdade de Enfermagem e a Universidade de Medicina Chinesa de Hebei. Em dois anos, a UFG e a FEN receberão estudantes chineses para cursarem o mestrado nessa parceria”, afirmou.

A diretora da FEN revelou outra perspectiva promissora resultante do diálogo com a delegação chinesa. “Propusemos ao vice-reitor da Universidade de Hebei uma parceria para desenvolvermos na FEN uma especialização em Acupuntura de maneira gratuita. Ele recebeu bem a proposta e já agendamos outros encontros para 2026, em conjunto com o Instituto Confúcio, para tratarmos dessa possibilidade”, acrescentou.

Hebei 1
Francisco de Figueiredo, Camila Caixeta e Heliny Carneiro com a Delegação Chinesa de Hebei.

 

Source: Comissão de comunicação FEN-UFG

Categories: Notícias Noticias