
FEN promove momento para diálogo sobre início da vida profissional para estudantes em fase final da graduação
Ação faz parte das atividades desenvolvidas pela disciplina de TCC II
Por Jayme Leno
A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG) realizou, no dia 4 de setembro, a palestra “Entre o sonho e o plantão: o início da jornada profissional”, voltada para estudantes que estão na etapa final da graduação e em fase de produção do Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II). O encontro teve como convidado o psicólogo Renan Cardoso Mamedes, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, que trouxe reflexões sobre os desafios e possibilidades da inserção no mercado de trabalho.

Com mais de dez anos de experiência em recursos humanos e gestão de pessoas em empresas de saúde, terceiro setor e consultorias, Mamedes compartilhou vivências de sua trajetória profissional e destacou a importância da postura e da atitude dos recém-formados nos processos seletivos. Segundo ele, as competências técnicas são pressupostos básicos, mas o que diferencia o candidato é a forma como se posiciona diante das situações. “O mercado busca profissionais que, além do domínio técnico, demonstrem segurança, iniciativa e capacidade de adaptação. Ter a mente aberta para diferentes oportunidades pode abrir caminhos inesperados e enriquecedores”, afirmou.
Durante a palestra, o psicólogo apresentou também um panorama da enfermagem no Brasil, ressaltando mudanças significativas após a pandemia da Covid-19. Para ele, o período trouxe maior valorização da categoria e contribuiu para conquistas importantes, como a aprovação do piso salarial da enfermagem. No entanto, apontou que ainda existem desafios relacionados à implementação plena da lei e à desigualdade na distribuição dos profissionais pelo país. “Hoje, o déficit é de mais de 300 mil enfermeiros. As áreas mais demandadas são UTI, centro cirúrgico, saúde da família, oncologia, urgência e emergência, além da enfermagem do trabalho, que tem crescido muito no cenário pós-pandemia”, destacou.

O convidado incentivou os estudantes a enxergarem a profissão para além da assistência direta ao paciente, lembrando que a enfermagem oferece diversas possibilidades de atuação. “Gestão, coordenação de equipes, auditoria, estética, cuidados paliativos e até mesmo áreas ligadas à pesquisa e à docência são caminhos possíveis para quem deseja trilhar novas frentes. É fundamental não limitar os horizontes”, completou.
A professora Katiane Martins, responsável pela disciplina de TCC II e organizadora da atividade, explicou que a iniciativa surgiu como uma forma de apoiar os discentes em um momento decisivo da formação acadêmica. “O fim da graduação é acompanhado por sonhos e também por receios. O mercado de trabalho é uma das maiores preocupações. Promover encontros como este ajuda a reduzir a ansiedade e a preparar os estudantes para as circunstâncias da vida profissional que se aproxima”, disse.
Ela destacou que, além da entrega final do TCC, essa etapa representa uma transição para a vida profissional. “É um divisor de águas na vida do acadêmico. Associar a conclusão do curso a reflexões sobre carreira e mercado de trabalho amplia o planejamento e a tomada de decisões. Ver os estudantes participando ativamente, esclarecendo dúvidas e levantando importantes questões sobre o futuro profissional é muito gratificante enquanto docente. Dialogar para além das questões técnicas, de modo a abranger também as soft skills é primordial com nossos jovens enfermeiros”, afirmou Katiane.

Ao final, os discentes tiveram espaço para dialogar com o palestrante, compartilhar dúvidas e refletir sobre as perspectivas de carreira. A professora reforçou que a proposta é dar continuidade a iniciativas semelhantes, que conectem a universidade às demandas reais do mundo do trabalho.
Fonte: Comissão de comunicação FEN-UFG