
Prêmio Thaíla Castral homenageia enfermeiras pesquisadoras em Tradução do Conhecimento na Enfermagem
Iniciativa reconhece a liderança internacional e nacional na produção de conhecimento científico na temática
Por Jayme Leno
Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG), Thaíla Castral, tem Prêmio criado com seu nome para reconhecer profissionais de destaque na área da Tradução do Conhecimento, especialmente no campo da Enfermagem Neonatal. A cerimônia, que ocorreu de forma híbrida — presencial e online — marcou a estreia da primeira, selecionando seis pesquisadoras, que foram homenageadas durante o I Seminário Internacional de Tradução do Conhecimento em Enfermagem e Saúde (I SinTCES), realizado no dia 27 de março de 2025.

A docente atua há mais de duas décadas com pesquisas em dor neonatal. A seleção das homenageadas foi realizada pela Comissão Científica do evento, com base no protagonismo e relevância de suas contribuições acadêmicas. “O prêmio foi criado para homenagear pesquisadoras que têm se destacado na temática da Tradução do Conhecimento, que é justamente a ponte entre o que é produzido nas universidades e o que se aplica no cuidado real em saúde”, explica Thaíla.
A premiação foi idealizada pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Inovação e Segurança no Cuidado em Saúde (LAPIS), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em parceria com a Comissão Científica do SinTCES. De acordo com a professora, a iniciativa surgiu com o propósito de valorizar lideranças nacionais e internacionais cuja produção científica tem contribuído para transformar a prática clínica por meio da implementação de evidências. “O objetivo é reconhecer a liderança internacional e nacional dos pesquisadores na produção de conhecimento científico na temática da tradução do conhecimento”, ressalta a professora.
Além de homenagear essas lideranças, o SinTCES teve como foco central a discussão sobre “Tradução do Conhecimento: estado da arte, pesquisa, inovação e prática clínica”. O evento reuniu especialistas do Brasil e de outros países para debater estratégias que aproximem o conhecimento científico da prática em saúde. Durante os três dias de seminário, foram apresentadas experiências exitosas, ferramentas e tecnologias que podem ser aplicadas tanto em pesquisas quanto no cotidiano de serviços de saúde.

O Prêmio Thaíla Castral e o I SinTCES representam marcos importantes para a Enfermagem brasileira, ao promoverem o intercâmbio científico, fortalecerem redes de pesquisa e estimularem a implementação de práticas baseadas em evidências, com impacto direto na qualidade do cuidado prestado à população.
Fonte: Comunicação FEN UFG